Adquira hábitos financeiramente saudáveis através de um planejamento financeiro

O planejamento financeiro pessoal requer mudança de hábitos e direcionamento de suas metas pessoais. Veja dicas!

Através de um planejamento financeiro pessoal você pode eliminar as suas dívidas e alcançar seus objetivos – saiba como!

O planejamento financeiro pessoal requer mudança de hábitos e direcionamento de suas metas pessoais. No entanto, o planejamento se inicia nos controles de rotina.

É muito importante que você faça um planejamento financeiro pessoal independentemente de sua situação financeira neste momento. Haja vista que através de um planejamento você poderá se direcionar para eliminar as suas dívidas e alcançar seus objetivos pessoais. 

Faça um mapeamento do seu fluxo financeiro

Entretanto, todo esse fluxo exige que você tenha foco e determinação. Sendo assim, é primordial que você analise a sua situação financeira atual.

 Para isso você deve fazer uma espécie de mapeamento do seu fluxo financeiro, ou seja, separe os valores referentes as suas dívidas, bem como, separe seus custos fixos de seus custos variáveis.

Custos fixos e variáveis

São custos fixos os valores referentes às suas contas de consumo. Por exemplo: fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone, aluguel etc. Já todos os demais gastos são variáveis.

 Sendo assim, após ter clareza sobre os valores, você pode criar categorias por ordem de importância, ao passo que você pode verificar possíveis mudanças na rotina.

Você pode realizar trocas que sejam financeiramente positivas

 Entretanto, essas mudanças não precisam ser radicais, você pode realizar trocas que sejam financeiramente positivas e direcionar os valores economizados para uma poupança, ainda que sejam valores baixos.

Pois, a princípio é necessário que você tenha foco na poupança como hábito. Sendo assim, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade.

As fintechs oferecem produtos bancários de qualidade com isenção de taxas

Bem como, você pode realizar o mesmo estilo de troca no que diz respeito a sua conta bancária. Já que as fintechs oferecem ambos produtos sem nenhum custo para o cliente.

Assim você poderá direcionar os valores economizados para a sua poupança e amparar o seu planejamento financeiro.

Adquira hábitos financeiramente saudáveis

Lembre-se de que nesta primeira fase você deve focar em hábitos financeiramente saudáveis. Posteriormente, você poderá direcionar valores fixos e elevados para uma poupança. Uma vez que através da mudança de hábitos você poderá alcançar seus objetivos.

Questione o seu comportamento de compra 

Por isso, é importante que você tenha clareza sobre as suas metas para que possa questionar o seu próprio comportamento de compra, focando em seus objetivos, ainda que seja algo em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.