Tópicos importantes sobre a Escola de Sagres 

A Escola de Sagres teria sido uma escola náutica fundada pelo infante Dom Henrique durante o século XV, com o objetivo de desenvolver as navegações portuguesas. 

Contudo, a existência da Escola de Sagres tem sido tema de debates há vários anos, principalmente nos séculos XIX e XX. 

A Escola de Sagres poderá aparecer em questões do Enem e demais vestibulares do país. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Escola de Sagres: Antecedentes

Depois da Conquista de Ceuta, as navegações pelo Oceano Atlântico passaram a fazer parte do cotidiano lusitano. 

Desse modo, o Infante Dom Henrique, duque de Viseu, que não tinha direito a herança do trono, passa a se interessar por viagens marítimas. 

A partir daí, ele pede autorização ao seu irmão, o regente Dom Pedro (1392 – 1449) para fundar uma vila no Algarve no ano de 1443. Dessa forma, ele consegue o monopólio sobre as viagens realizadas pelo Atlântico. 

A carta de criação de 1460, demonstra que o local seria utilizado como base para assistir os navegantes que estavam de passagem. 

Eles teriam acesso a alimentos, assim como podiam esperar condições meteorológicas favoráveis para continuar com a navegação. 

A Escola de Sagres foi fundamental no patrocínio de várias expedições que avançaram pela África até chegar às Índias. 

Depois da morte do Infante Dom Henrique, o rei D. João II (1455 – 1495) continuou a defender os estudos náuticos. 

Dúvidas sobre a sua existência

O “mito” sobre a Escola de Sagres surgiu no século XVI, quando vários escritores homenageiam o desempenho de Dom Henrique. 

Em 1660, por exemplo, o escritor D. Francisco Manuel, escreve sobre o empenho do Infante para criar a vila, fator predominante para criação da escola. 

Dentre alguns assuntos aprendidos na Escola de Sagres estariam a astronomia, geografia e cartografia, ministradas por vários professores do continente europeu. 

No entanto, não existem provas sobre a presença dessas pessoas ali, e nem que elas teriam dado aulas na vila. 

Todavia, o objetivo da Escola de Sagres era a preparação dos navegadores que prestavam serviço para Dom Henrique. 

Vale destacar que alguns relatos e obras afirmam que Dom Henrique fundou a escola e que inclusive Cristóvão Colombo teria sido um dos alunos. 

Mesmo sem a existência de documentos para provar que a Escola de Sagres de fato existiu, ela acabou ficando registrada na história no contexto das navegações e descobrimentos. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Escola de Sagres?

Não deixe de ler também – Dom Pedro II: Juventude, regência e coroação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.