Adiantar aposentadoria: veja quais situações podem ajudar nesse caso

Certos períodos podem contribuir para a tão sonhada aposentadoria sair mais cedo

Você sonha em adiantar aposentadoria? Saiba que há períodos que podem ajudar nessa questão. Por exemplo, há atividades que, dependendo do tempo em que são exercidas, podem ser usadas para aumentar o tempo da contribuição. Dessa forma, você se aposenta mais cedo. Para entender melhor o assunto, confira a matéria especial que o Notícias Concursos preparou nesta segunda (25).

Por que é interessante aumentar o tempo da contribuição para adiantar aposentadoria?

Bem, antes de saber quais períodos você pode usar para aumentar seu tempo da contribuição e, consequentemente, adiantar aposentadoria, é importante entender por quê. Portanto, com exceção da pensão básica do INSS (aposentadorias por idade, o que inclui segurados especiais), todos os benefícios requerem um tempo considerável de contribuição a fim de serem obtidos.

Na maior parte dos casos, você precisa de ao menos 35 anos de contribuições (se for homem) e 30 anos (se for mulher). Ademais, os requisitos para aposentadorias comuns por idade, antes da lei nova, eram:

  • Masculino – 65 anos, com carência de 180 meses (15 anos);
  • Feminino – 60 anos e 180 meses de carência.

O valor de tal benefício é o valor médio de sua contribuição máxima em 80%. Dessa média, você receberá 70% + 1% da arrecadação a cada ano.

Períodos usados para se aumentar tempo da contribuição

Você percebeu que há muitos períodos capazes de aumentar o tempo da contribuição. Eles são:

Período rural

Caso já tenha trabalhado no campo anteriormente, observe que pode contar certos períodos como tempo da contribuição. Conta-se as atividades rurais realizadas antes de novembro de 1991 nesse tempo do pagamento, independentemente de haver ou não recolhimento para a Previdência Social.

Dessa forma, contabiliza-se o tempo despendido pelo segurado em atividades rurais apenas na idade específica de aposentadoria do grupo dos segurados. É importante ressaltar que caso tenha iniciado uma atividade rural antecipadamente à data de novembro do ano de 1991, ela será incluída no tempo da aposentadoria como o tempo da contribuição.

Cobrança de atrasados

É claro que muitas pessoas sabem disso, mas o fato de você estar com a cobrança em atraso permite que seja aumentado o tempo da contribuição. Porém, vale ressaltar que o pagamento só é considera para efeito da aposentadoria, na verdade, após o pagamento das GPS no prazo exigido.

Se você não sabe, os segurados que atrasam os pagamentos são:

  • Contribuintes individuais, o que inclui microempresários individuais (MEI);
  • Facultativos.

Tempo de serviço militar

O INSS não calcula tal período automaticamente porque o órgão não acessa os sistemas militares. Portanto, caso se tenha esse tempo de serviço militar, será possível usar como tempo para contribuição ao INSS. Para fazer isso, é preciso mostrar um certificado de reserva ou um certificado de comissão militar.

adiantar aposentadoria
Adiantar aposentadoria: veja quais situações podem ajudar nesse caso – Foto: Canva Pro

Aluno/menor aprendiz

Também é possível usar seu período como aluno/menor aprendiz em uma escola técnica como período de coleta de tempo.

Atividades especiais convertidas em tempo de contribuição

Atividades especiais são atividades realizadas em condições perigosas ou insalubres para o segurado. Um exemplo interessante são as atividades de um segurança, consideradas perigosas e, dessa forma, consideradas atividades especiais.

Se a pessoa tiver tempo, pode solicitar pela aposentadoria especial. Mas, aí vem a questão: se o segurado já trabalhou por um determinado período de tempo em atividades especiais, mas deixou de trabalhar? Mais importante, estamos falando das atividades que, com o tempo, fazem com que o trabalhador contraia doenças ou afete sua mente e corpo.

Dessa forma, esses segurados podem optar por trocar de profissão. Contudo, a boa notícia é que o tempo usado como período especial converte-se em tempo de contribuição comum por meio de cálculos de diferença. Tudo isso depende das atividades do segurado.

Resumindo, lembre-se que cada período tem detalhes específicos para adiantar aposentadoria. Além disso, lembre-se que a realização de um plano de previdência é fundamental para a busca dos seus melhores benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.