Aposentadoria por idade: com quantos anos isso acontece mesmo? Entenda

Muitos confundem a questão dos 60 anos para prioridade em certos serviços com a aposentadoria da Previdência Social

Uma das perguntas mais frequentes para as pessoas que vão envelhecendo é como podem proceder com relação à aposentadoria por idade. É exatamente isso que o Notícias Concursos discutirá na matéria desta segunda (25), explicando os principais direitos dessa parcela da população. Confira!

Como é a aposentadoria por idade

Muitas pessoas acham que é errado a idade ser um dos requisitos para se receber benefícios da Previdência Social. Contudo, a aposentadoria por idade sempre existiu e existirá, apesar de ter passado por modificações após a Reforma da Previdência.

As regras de transição com a idade como um dos requisitos são as seguintes para os homens:

  • 35 anos de contribuição;
  • 62 anos em 2021.

A regra é de 61 anos + 6 meses por ano, a partir de 2020, até atingir os 65 anos.

As regras de transição com a idade como um dos requisitos são as seguintes para as mulheres:

  • 30 anos de contribuição;
  • 57 anos em 2021.

A regra é 56 anos + 6 meses por ano, a partir de 2020, até chegar aos 62 anos.

Para quem começou a trabalhar após a reforma ser implementada (13/11/2019) é criada uma espécie de aposentadoria planejada, que é também uma aposentadoria por idade.

Assim, os requisitos para homens são:

  • 20 anos de contribuição;
  • 65 anos de idade.

Ademais, os requisitos para as mulheres são:

  • 15 anos de contribuição;
  • 62 anos de idade.

Em outras palavras, de acordo com a nova regulamentação, tanto homens quanto mulheres devem ter mais de 60 anos. Conquanto, planejar a aposentadoria será péssimo para o trabalhador brasileiro. Isso porque mesmo que o cidadão se insira no mercado de trabalho muito cedo e tenha um bom período de contribuição, deve esperar até os 65 ou 62 anos.

Importância da contribuição regular para a Previdência

aposentadoria por idade
Aposentadoria por idade: com quantos anos isso acontece mesmo? Entenda – Foto: Canva Pro

Independentemente da idade, é preciso ter um tempo mínimo de contribuição para com o INSS, lembre-se sempre disso. Do contrário, imagine: se uma pessoa de 65 anos tem 1 ano de contribuições, ela poderia se aposentar. Não é estranho?

Nesse sentido, vale a pena ter um sistema de pagamento que exija também outros requisitos, como este. Ou seja, o segurado paga “parcelas mensais” para ter direito às aposentadorias futuras.

Obviamente, é muito injusto pagar benefícios a quem pouco contribui para a Previdência Social. Portanto, chegar a uma certa idade, seja 55, 60 ou 65, não tem sentido se você não atender aos outros requisitos de sua vida na aposentadoria por idade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.