Como acabar com a preguiça: conheça dicas incríveis

Dar conta de acabar com a preguiça é um grande desafio. Afinal, quem nunca sentiu aquele desejo de dormir mais um pouquinho, ao invés de levantar e cumprir com as tarefas do dia? Pois é…

Isso ocorre porque o nosso cérebro sempre irá preferir que poupemos energia. E, dessa forma, a preguiça sempre será mais convidativa do que a ação e o gasto de energia. Porém, devemos educar a nossa mente e encontrar motivações que mudem esse cenário.

E para lhe ajudar nesse sentido, fizemos este guia com diversas sugestões importantes. Acompanhe!

Como acabar com a preguiça?

Antes de qualquer coisa, esteja ciente de que a preguiça faz parte da natureza humana. O que podemos fazer, nesse caso, é usar o lado racional para enfrentá-la. Ou seja, ela sempre irá aparecer, muito tentadora, na nossa rotina. Mas cabe a nós enfrentarmos essa tentação e seguirmos com as nossas atividades.

Por isso, não pense que “acabar com a preguiça” é o mesmo que nunca mais senti-la. Infelizmente isso não existe. Mas, o que existe, são ações que podem ajudar a lidar com isso. Veja:

1. Entenda o propósito por trás das suas tarefas

Na hora de fazer as suas tarefas cotidianas, tente enxergar qual é o propósito por trás de cada uma delas. Você está fazendo para atingir qual resultado? Qual a meta por trás de cada ação? O que você ganha agindo assim? Quais são as vitórias que podem ser alcançadas? Pense sobre isso.

Quando colocamos um propósito naquilo que fazemos, a nossa motivação tende a ser mais aflorada.

2. Crie métodos de recompensa

A gente sabe que somos mais apegados às recompensas, em algumas circunstâncias, do que ao caminho percorrido. Faz parte.

Por isso, se há tarefas difíceis e “chatas” de se fazer (como uma faxina em casa, por exemplo), cogite criar recompensas para a conclusão da atividade.

Vale comer um chocolate, assistir um episódio de série, tirar um cochilo, etc. Encontre as suas recompensas.

3. Cuide do seu sono e do seu descanso

Muitas vezes, você quer acabar com a preguiça, mas, na prática, ela está tentando “defender” a sua saúde física. Afinal, quando não dormimos bem, o nosso corpo sofre impactos negativos. Por isso, analise até que ponto o seu sono está sendo de qualidade e cuide dele.

4. Cuide da sua saúde mental

Ao mesmo tempo que você deve cuidar do descanso do seu corpo, cuide da sua mente. Além disso, olhe para as suas emoções. Tudo isso é fundamental para que você encontre motivação e bem-estar, e assim, possa acabar com a preguiça naturalmente.

5. Foque no “aqui e agora” e dê um passo de cada vez

Antes de olhar para a pilha de atividades que devem ser feitas, foque em um passo de cada vez. Olhe para o que deve ser feito primeiro, depois, por segundo, etc. Nada de focar no todo e permitir que a preguiça interrompa seu desenvolvimento.

6. Dê micro passos e simplesmente aja

Seguindo o raciocínio acima, comece com micro passos, mas aja o quanto antes. Quer fazer faxina? Dê o micro passo de pegar na vassoura. Quer estudar? Dê o micro passo de pegar o livro. Depois o de abri-lo. Depois o de ler uma página, fazer uma anotação, etc.

Quando você se der conta, já terá dado diversos micro passos, que formarão grandes passos depois!

Boa sorte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.