ACABA de ser APROVADO um NOVO benefício para os aposentados; saiba mais

Projeto de Lei tem aprovação no CAS

No Brasil, há um grande número de aposentados que desejariam continuar exercendo atividades profissionais após a aposentadoria. Contudo, por vezes, deparam-se com obstáculos que tornam essa opção desafiadora.

A notícia positiva consiste em um projeto de lei recentemente aprovado pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais), o qual está abrindo portas para os aposentados que desejam retornar ao mercado de trabalho.

O que estabelece o referido projeto sobre os aposentados?

O Projeto de Lei 3.670/2023, apresentado por Mauro Carvalho, senador, tem como propósito a isenção dos aposentados do recolhimento do FGTS e da contribuição previdenciária no caso em que eles optem por continuar trabalhando.

Isso traz ótimas notícias, uma vez que reduz o ônus financeiro dos aposentados, permitindo que eles desfrutem de seus rendimentos de forma mais significativa.

Uma proposta para incentivar a reintegração no mercado de trabalho

Este projeto tem como objetivo promover a reintegração dos idosos no mercado de trabalho. Isso é fundamental, pois muitos aposentados desejam seguir trabalhando, aproveitando suas habilidades e conhecimentos. No entanto, as atuais normas previdenciárias desencorajam essa decisão.

A ironia reside no fato de que, mesmo após a aposentadoria, o cidadão ainda se vê obrigado a efetuar contribuições ao Fundo de Garantia, que tem como finalidade proporcionar uma aposentadoria ao cidadão. Isso ocorre mesmo quando o indivíduo já se encontra aposentado.

Qual é o funcionamento da isenção do FGTS para os aposentados?

Conforme estipulado no projeto, as empresas que contratam aposentados e aumentam o número total de empregados aposentados ficam isentas do recolhimento do FGTS. Esta é uma excelente notícia para as empresas, uma vez que as incentiva a oferecer oportunidades aos aposentados. Para os empregados aposentados, a isenção implica que uma parte maior do seu salário permanece em seu bolso.

ACABA de ser APROVADO um NOVO benefício para os aposentados; saiba mais
Projeto de Lei tem aprovação no CAS – Imagem: Canva

Vantagens na rescisão de contratos de trabalho

Outro aspecto relevante do projeto é que, no caso de rescisão de contrato de trabalho com um empregado aposentado, a empresa não precisa efetuar o recolhimento do FGTS referente ao mês da rescisão e ao mês anterior. Além disso, a empresa não está obrigada a pagar a indenização de 40% sobre os depósitos efetuados durante a vigência do contrato. Essas medidas simplificam o processo de contratação e rescisão, tornando-o mais prático e vantajoso para ambas as partes envolvidas.

Cadastro específico de vagas para aposentados

O projeto também prevê a criação de um registro específico de vagas destinado aos aposentados no Sine (Sistema Nacional de Emprego). Essa iniciativa tem o objetivo de facilitar a busca por oportunidades de emprego para os aposentados e promover sua reintegração no mercado de trabalho.

Calendário do 13º é divulgado

Primeiramente, é essencial esclarecer que o 13º salário do INSS já foi distribuído para a maioria dos aposentados e pensionistas. Aqueles que já resgataram esse benefício adicional não serão contemplados novamente. No entanto, quem ainda não recebeu, terá a oportunidade de sacar o valor em uma única parcela, entre os meses de novembro e dezembro.

O pagamento do abono extra seguirá o calendário oficial, em paralelo ao benefício tradicional. Assim, os brasileiros que recebem o salário mínimo determinado pela autarquia poderão sacar entre o final de novembro e o final de dezembro. Já os beneficiários que recebem mais do que o salário mínimo, terão acesso a partir do início de dezembro.

A disponibilização ocorre de acordo com o último dígito do número de inscrição. Confira o calendário a seguir:

Até um salário

  • 1 recebe no dia 24 de novembro;
  • 2 recebe no dia 27 de novembro;
  • 3 recebe no dia 28 de novembro;
  • 4 recebe no dia 29 de novembro;
  • 5 recebe no dia 30 de novembro;
  • 6 recebe no dia 01 de dezembro;
  • 7 recebe no dia 04 de dezembro;
  • 8 recebe no dia 05 de dezembro;
  • 9 recebe no dia 06 de dezembro;
  • 0 recebe no dia 07 de dezembro.

Acima de um salário mínimo

  • 1 ou 6 recebe no dia 01 de dezembro;
  • 2 ou 7 recebe no dia 04 de dezembro;
  • 3 ou 8 recebe no dia 05 de dezembro;
  • 4 ou 9 recebe no dia 06 de dezembro;
  • 5 ou 0 recebe no dia 07 de dezembro.

Este calendário visa facilitar o acesso dos beneficiários ao 13º salário do INSS, garantindo que eles possam planejar seus saques de acordo com as datas especificadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.