Abono salarial de 2019 esquecido por trabalhadores; veja como solicitar

Um total de 320 mil trabalhadores já podem solicitar o abono salarial do Ministério da Previdência e Trabalho. Os valores se referem aqueles que foram esquecidos por estes trabalhadores em 2019.

Ao todo “R$ 208,5 milhões foram esquecidos por 320.423 trabalhadores que deveriam ter feito o saque até 30 de junho de 2021”, menciona a Agência Brasil.

Saiba que para solicitar o abono referente ao meses trabalhados em 2019 você deve realizar um solicitação que pode ser feita por telefone, por aplicativo ou por e-mail, além de presencialmente.

Presencialmente

A solicitação dos valores esquecido deverá ser realizada em uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência.

Por telefone

Neste caso, basta ligar para o Alô Trabalhador, no telefone 158.

E-mail

Outro modo de fazer o pedido de recurso administrativo e solicitar o valor é pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br.  Lembre-se de alterar “uf” pela sigla do seu estado.

Aplicativo

Para solicitação do abono salarial esquecido por aplicativo, é necessário fazer a solicitação no app Carteira de Trabalho Digital. Lá também é possível consultar se tem direito e quais os valores.

Quem tem direito? 

Para ter direito a receber os valores do calendário do abono salarial é necessário estar dentro das regras de concessão do benefício, por isso, é importante conferir abaixo os requisitos:

  • Ter cadastro no programa PIS/Pasep  há pelo menos a 5 anos;
  • Ter empregador que de fato contribuiu para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • Ter recebido até 2 salários mínimos no ano-base (ano base 2019);
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base;
  • Estar com os seus dados corretos na a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Valores do abono salarial

O valor é proporcional ao tempo trabalhado referente ao ano base, podendo chegar até um salário mínimo para quem trabalhou durante os 12 meses daquele ano e não sacou os valores que tinha direito.

Importante fazer a solicitação dos valores o quanto antes, já que é necessário esperar a liberação e quem não precisa de uma dinheiro extra, não é mesmo?

Lembre-se que o dinheiro é referente a 2019, por isso, se você está desempregado e trabalhou naquele ano, pode ser que tenha esquecido de sacar os valores.

Na dúvida, procure realizar a consulta e, se houver valores, fazer a solicitação para retirá-los.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.