Em 2022, mais de 22 milhões de brasileiros estão aptos a receber o abono salarial. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o valor total a ser pago ultrapassa os 20 bilhões de reais.
A Caixa Econômica Federal pagará o benefício para os trabalhadores do setor privado inscritos no PIS. Os pagamentos serão realizados entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março deste ano.
Já para os trabalhadores do setor público, além de militares e empregados de estatais inscritos no PASEP, o pagamento do abono salarial será realizado pelo Banco do Brasil entre os dias 15 de fevereiro e 24 de março.
O abono salarial geralmente é pago no ano seguinte ao ano em que houve jornada durante 12 meses consecutivos. Cada lote corresponde ao mês de nascimento do trabalhador. Porém, neste ano, o pagamento será feito em apenas dois meses.
A identificação e o pagamento dos beneficiários eram feitos pelos bancos públicos federais, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. Entretanto esta atividade foi questionada pelos órgãos de controle, que recomendaram a separação das atividades. Outra recomendação feita pelos órgãos de controle foi a realização dos pagamentos num mesmo ano.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, “Buscando atender a recomendação dos órgãos de controle, o governo federal internalizou no Ministério a identificação e passou a ter em tempo real e online o controle integral da política do abono salarial, desde a recepção dos dados transmitidos pelos empregadores, até o processo de identificação e pagamento”.
Onde retirar o pagamento do abono salarial
Os trabalhadores do setor privado que possuírem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal irão receber o crédito automaticamente no banco, de acordo com seu mês de nascimento.
Os demais beneficiários receberão o pagamento por meio da poupança social digital, que pode ser consultada através do app Caixa Tem. O saque também poderá ser realizado por meio do Cartão Cidadão, caso não seja possível a abertura da conta digital.
Basta ir a um terminal de autoatendimento, unidade lotérica ou agências Caixa com seu Cartão Cidadão e senha em mãos. O pagamento também será realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Para os trabalhadores inscritos no PASEP, o pagamento irá ocorrer via crédito em conta para quem possui conta corrente ou poupança no Banco do Brasil. Já quem não for correntista do BB, poderá realizar a transferência via TED para uma conta de sua titularidade em outra instituição financeira.
A transferência poderá ser realizada por meio de terminais de autoatendimento, no portal online do BB ou no guichê de caixa das agências do Banco do Brasil, basta apresentar um documento oficial de identidade como RG ou CPF.
Calendários de pagamento do abono salarial
Confira o calendário de pagamento para trabalhadores do setor privado:
Mês de nascimento Data do pagamento
Janeiro 8 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março
Confira o calendário de pagamento para trabalhadores do setor público:
Final da inscrição Data do pagamento
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março
Para os trabalhadores residentes em Minas Gerais e Bahia
Os trabalhadores que residem nos estados de Minas Gerais e Bahia, que são consideradas áreas em situação de emergência, irão receber os abonos salariais no primeiro dia de pagamento, sendo dia 8 de fevereiro para os inscritos no PIS e dia 15 de fevereiro para os inscritos no PASEP.