A volatilidade dos preços de combustíveis e a elevação do IPVA

A volatilidade dos preços de combustíveis impacta a elevação do IPVA. Confira outros pontos relevantes sobre a economia!

Conforme análise oficial do Banco Central do Brasil (BCB), o índice de difusão situa-se em 71,60%, patamar historicamente elevado. Confira outros apontamentos relevantes sobre o cenário econômico atual!

Índice de difusão historicamente elevado

Considerada a média móvel trimestral e dados dessazonalizados, as variações do IPCA e da média dos núcleos são respectivamente 7,49% e 9,85%, ambos de acordo com a taxa anualizada, e o índice de difusão – que mede o percentual de subitens com variação positiva no mês – situa?se em 71,60%, patamar historicamente elevado.

A volatilidade do comportamento dos preços de combustíveis

Grande parte do arrefecimento da variação do IPCA no trimestre terminado em fevereiro se deve ao comportamento dos preços de combustíveis, que são voláteis, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

O recuo do preço do etanol ocorre em período atípico

O preço do etanol recuou 10,47% e a gasolina ficou 2,26% mais barata. O recuo do preço do etanol ocorre em período atípico, considerando o ciclo da cana?de?açúcar, e está associado à demanda abaixo das expectativas do setor, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Assim sendo, o preço da gasolina ao consumidor foi puxado para baixo pelo etanol que é misturado a ela e ainda não refletia o substancial aumento recente do preço do petróleo. Com o decréscimo do preço da gasolina, os preços administrados – variação de ?0,18% no trimestre findo em fevereiro – tiveram contribuição negligenciável para a inflação no período, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB).

Alíquota menor de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Também houve recuo em energia elétrica residencial, influenciado por alíquota menor de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio Grande do Sul, e queda mais acentuada em plano de saúde, com o fim da contabilização do reajuste que havia sido concedido em janeiro de 2021.

A pressão sobre os custos no segmento de transporte

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), as tarifas de ônibus urbano, muitas normalmente reajustadas no início do ano, não subiram tanto quanto o esperado, tendo em vista a pressão sobre os custos do segmento. 

A elevação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

Em sentido contrário, destaca-se a elevação no item emplacamento e licença, que reflete o impacto da alta dos preços de veículos sobre o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Essas informações estão disponíveis de forma integral na plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB), juntamente com outros dados oficiais sobre a economia de forma ampla.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.