A poupança pode fazer parte de um processo planejado e flexível

A poupança pode fazer parte de um processo planejado e flexível na sua rotina. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

É possível que você conceitue a poupança como um hábito através de um planejamento financeiro pessoal flexível e direcionado. Para isso, você deve realizar uma espécie de mapeamento sobre sua situação financeira atual.

A poupança pode fazer parte de um processo planejado e flexível

Uma ferramenta de gestão como o Trello pode te ajudar a direcionar um planejamento financeiro pessoal, visto que o Trello possui possibilidades dinâmicas e customizações que podem te ajudar a definir metas e acompanhar suas ações.

Faça um mapeamento financeiro

A poupança pode ser conceituada como um hábito de forma planejada. Para isso, você deve realizar um mapeamento e definir metas. Sendo assim, considere modificar seus hábitos de consumo e compra para que, posteriormente, possa focar em valores monetários.

É possível que você faça pequenas mudanças na sua rotina, de modo que gere economia doméstica. Além disso, faça pequenas trocas no seu planejamento financeiro flexível. Desse modo, você poderá conceituar a poupança como o resultado de todo esse processo.

Faça trocas econômicas 

Por exemplo, é possível que você troque o seu cartão de crédito comum por um cartão de crédito oriundo de uma fintech. Da mesma forma, você pode trocar a sua conta bancária, considerando que as fintechs oferecem serviços bancários qualificados sem nenhuma tarifa para o cliente final. Dessa maneira, é aconselhável que você direcione o valor economizado para a sua poupança. Lembre-se de que o foco não deve ser o valor monetário e sim a frequência de depósitos. 

Sendo assim, é relevante que entenda essa frequência como uma visualização de forma tangível do resultado de suas ações. Posteriormente, você poderá verificar outras metas e direcionar valores fixos. Entretanto, quando você foca no seu hábito de consumo, você tende a tornar a poupança um processo orgânico e sustentável.

Torne a poupança um processo habitual

Ao abdicar do planejamento financeiro, você apenas abdica de registrar algo que já está ocorrendo na sua rotina. Por isso, é importante que  faça um planejamento flexível, de modo que você modifique o que for viável e possível no momento. Dessa forma, você estará construindo uma relação positiva com o seu dinheiro, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.

Evite se cobrar excessivamente

Não menos importante, é relevante que você não se cobre de maneira excessiva; já que você deve ter paciência com o seu processo, visto que mudar hábitos pode pode ser algo bastante difícil. No entanto, você pode obter sucesso, ainda que o seu processo funcione de maneira não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.