A novidade do Bolsa Família saiu HOJE (11/04)? Veja isso e o calendário de abril

No governo passado, com a implementação do programa de transferência de renda Auxílio Brasil, de Jair Bolsonaro, o cartão disponibilizado para os beneficiários teve algumas alterações. Agora, com o governo Lula e o retorno do Bolsa Família, a novidade que acaba de sair na matéria de hoje é que outras mudanças irão acontecer com o objetivo de facilitar o saque dos pagamentos mensais.

Com relação aos cartões do Auxílio Brasil, no ano passado, foram emitidos no país, cerca de oito milhões, contemplando, em sua grande maioria, os novos beneficiários do programa social. Esta versão, se diferenciava por ter um chip, tornando o uso pelos seus usuários, muito mais simples, prático e seguro.

O cartão do Auxílio Brasil, liberava o saque para seus beneficiários, em bancos 24 horas, além de permitir aos seus usuários, fazer compras através do débito automático. Analogamente, com o Bolsa Família, o Governo Federal espera utilizar esta tecnologia, oferecendo um novo chip, disponibilizando-o para todos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não informou quanto será o investimento do governo para a implementação da tecnologia, mas estima-se que sejam gastos milhões de reais. Isso se deve ao fato de que no período do Auxílio Brasil, o governo gastou cerca de 130 milhões para a produção dos cartões.

Novidade no Bolsa Família: Veja como solicitar o novo cartão

A princípio, quem não possui o cartão do Bolsa Família, aprovado no programa social recentemente, deve utilizar de canais diferenciados para receber o benefício. No momento, não há como pedir a primeira versão do documento. Os aprovados deverão recebê-lo automaticamente sem precisar fazer a solicitação.

Desse modo, o cartão deverá ser entregue no endereço da família. Junto a ele, deve vir um folheto com maiores informações para os beneficiários do Bolsa Família. Quem perdeu o documento pode pedir uma segunda via pela Central da Caixa ao Cidadão, no telefone 0800 726 0207, ou nas agências da Caixa.

Os beneficiários do Bolsa Família não precisarão solicitar a ferramenta. O Ministério do Desenvolvimento Social é o responsável por enviar o cartão do programa. A pasta irá enviá-lo para o endereço do Cadastro Único (CadÚnico). Sendo assim, é importante que as famílias atualizem as suas informações.

Aliás, a atualização dos beneficiários do Bolsa Família deve ser feita a partir do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município. É preciso informar a mudança de endereço ou de contato. Dessa maneira, o envio do cartão do Bolsa Família não terá problemas relacionados.  

Saque do benefício sem o cartão

Em síntese, quem ainda não possui o cartão do Bolsa Família, pode sacar o benefício através de outros canais disponibilizados pelo Governo Federal. Vale ressaltar que o banco sugere aos cidadãos fazer as movimentações financeiras em um ambiente virtual, online, por ser mais prático e seguro.

Aliás, é possível fazer o saque presencial nas agências da Caixa Econômica, ou em casas lotéricas. É preciso apresentar um documento com foto. Pode-se também sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos, selecionando a opção “Saque sem cartão”, junto ao aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentações financeiras.

É importante destacar que as famílias que possuem um endereço em locais de difícil acesso podem não receber o cartão do Bolsa Família em sua residência. Neste caso, provavelmente será necessário pegar o documento na agência da Caixa mais próxima, ou na sede dos Correios de seu município.

Vantagens da tecnologia 

A novidade animadora é que de acordo com a Caixa Econômica, o novo cartão do Bolsa Família terá inúmeras vantagens. Podemos destacar o seu chip, o seu vínculo ao aplicativo Caixa Tem, os benefícios de uma poupança, a consulta do saldo do cartão através do app, e a utilização da ferramenta em qualquer estabelecimento comercial.

Dessa forma, o cartão do Bolsa Família permite ao cidadão, o acesso aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Governo Federal afirma que a ferramenta apresenta uma maior segurança e praticidade, visto que os beneficiários do programa social não precisarão enfrentar filas para fazer o saque.

Em conclusão, o novo cartão está disponível a todos os beneficiários do programa social Bolsa Família. Quem possui o cartão relativo ao Auxílio Brasil deverá receber um novo cartão, agora, do Bolsa Família.

O calendário do Bolsa Família de abril

O Governo Federal confirmou que, neste mês de abril, o pagamento do Bolsa Família será antecipado. A saber, o calendário de pagamentos do benefício acontece sempre na última quinzena de cada mês, seguindo o último número do NIS (Número de Inscrição Social) de cada beneficiário.

Neste mês, os pagamentos acontecem a partir do dia 14, com as famílias que possuem o NIS final 1. No entanto, o pagamento do dia 17 (segunda-feira) será antecipado para o dia 15 (domingo) para quem possui o NIS final 2.

O mesmo acontece para o repasse do dia 24 (segunda-feira), que já estará disponível no dia 22 (sábado) para os beneficiários com NIS final 6. A seguir, veja como ficará o calendário de pagamentos do Bolsa Família:

  • Final de NIS 1: 14 de abril
  • Final de NIS 2: 17 de abril – ANTECIPADO! Disponível no dia 15 de abril
  • Final de NIS 3: 18 de abril
  • Final de NIS 4: 19 de abril
  • Final de NIS 5: 20 de abril
  • Final de NIS 6: 24 de abril – ANTECIPADO! Disponível no dia 22 de abril
  • Final de NIS 7: 25 de abril
  • Final de NIS 8: 26 de abril
  • Final de NIS 9: 27 de abril
  • Final de NIS 0: 28 de abril

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.