A literatura de Clarice Lispector: um resumo

Confira!

A literatura de Clarice Lispector: o que você precisa saber

Clarice Lispector foi uma grande escritora do Brasil e também um grande nome da terceira fase do Modernismo brasileiro.

Questões sobre as obras de Lispector aparecem com muita frequência dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje traz um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema. Vamos conferir!

A literatura de Clarice Lispector: introdução

Clarice Lispector é uma das escritoras do movimento modernista de maior importância no Brasil. Haya Pinkhasovna Lispector, como era o nome da escritora, nasceu na Ucrânia e imigrou para o Brasil com a sua família ainda com dois meses de vida. Posteriormente, a futura escritora se naturalizaria brasileira. 

Durante a sua adolescência, Clarice foi para o Rio de Janeiro e chegou a frequentar o curso de Direito. Porém, ela não gostou da experiência e, pouco tempo depois, publicou o seu primeiro conto, nomeado de “Triunfo, na revista Pan, iniciando a sua carreira de jornalista.    

A literatura de Clarice Lispector: inovações e características 

Clarice Lispector inseriu um estilo inovador na literatura brasileira, criando novas características para os seus escritos. Em suas obras, a intimidade era sempre um grande  destaque e cercava as questões mais importantes da narrativa.

Devemos destacar também que, dentro dos textos de Clarice, o pensamento da autora e o fio condutor da narrativa não são apresentados de uma forma clara e contínua, mas sim de um jeito desordenado e livre.

A literatura de Clarice Lispector: obras

Dentre todas as suas obras, podemos destacar “A Hora da Estrela” e “Laços de Família”, que são também as mais abordadas pelos vestibulares brasileiros.

Lispector também escreveu a coluna “Entre Mulheres” no jornal “Comício” e a coluna “Correio feminino – Feira de utilidades” no jornal “Correio da Manhã”.    

A literatura de Clarice Lispector: reconhecimentos

Dentre os tantos reconhecimentos recebidos ao longo de sua carreira, Clarice ganhou o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes do Brasil, pela obra “Laços de Família”. Ela também foi nomeada para o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal e o Prêmio Graça Aranha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.