A fim ou afim? Veja o uso correto e não erre mais

Confira como utilizar ambos os termos corretamente

Hoje você aprenderá como usar de forma correta as palavras “a fim” e “afim”. Aliás, esses termos costumam confundir muito a cabeça de vários brasileiros que não conhecem muito bem as regras da ortografia portuguesa.

No entanto, saiba que é bastante comum ficar com dúvida sobre qual palavra usar na hora de elaborar uma redação para um concurso, por exemplo.

Afinal, a Língua Portuguesa é muito complexa e cheia de palavras que emitem o mesmo som, mas com sentidos diferentes.

Portanto, não deixe de nos acompanhar até o final, pois, aqui você aprenderá como fazer o uso correto dessas palavras.

Veja porque é tão importante escrever da maneira correta

É muito importante aprender a maneira correta de escrever as palavras para não errar nas provas importantes. Ou até mesmo em situações de trabalho. Seja da publicidade até ao setor de RH, ter o domínio da Língua Portuguesa é fundamental.

Desse modo, para trabalhar em qualquer momento é preciso ter conhecimento e saber o significado das palavras. Além disso, compreender a ortografia, gramática e até as regras de pontuação, são fatores essenciais para construir um texto coerente e coeso. Portanto, saber escrever bem e corretamente é fundamental.

Contudo, com o mundo cada vez mais digital, o uso de smartphones e dispositivos parecidos aumentou bastante. Dessa forma, a Língua Portuguesa sofreu com o uso de abreviações, e até mesmo erros ortográficos. Consequentemente, a dúvida em usar termos corretamente, aumentou. Na realidade, o fato de digitar ao invés de escrever manualmente implica em muitos erros que, na maioria das vezes, nem percebemos.

Portanto, a melhor dica para usar as palavras de maneira correta e cometer menos erros, é deixar o celular de lado e passar a utilizar os livros e canetas. Assim, é uma estratégia para fixar melhor todo o conteúdo em nossa mente. Então, confira a seguir como utilizar corretamente os termos “afim” ou “a fim”.

Quando usar “a fim”

Como já dissemos anteriormente, os termos a fim e afim causam muita confusão na cabeça das pessoas, devido a sonoridade. Porém, ao empregar o uso incorreto na frase, pode afetar o entendimento do texto e dar outro sentido a ele.

Portanto, ao usar expressão separadamente, o termo faz parte de uma frase preposicional “a fim de”. Neste caso tem um significado de finalidade. Em outras palavras, expressa uma intenção, um objetivo, uma ideia ou uma meta.

Vamos conferir alguns exemplos para entender melhor:

A fim de discutir o problema, ele me chamou de lado”

Nesse caso percebemos que se trocarmos o a fim por outros termos a frase continuará com o mesmo sentido, veja:

Com o propósito de discutir o problema, ele me chamou de lado.”

Outra maneira de usar a palavra a fim é quando nos referimos a algo que agrada, que temos vontade ou que demonstre sentimentos, confira os exemplos:

“Eu estou a fim de ir a uma lanchonete hoje.”

“A Débora está a fim do Flávio.”

Quando usar “afim”

Agora que você já sabe quando usar o termo a fim nas frases, confira as regras para não errar na hora de inserir a palavra afim em seus textos.

A regra para esse caso é bem simples, pois o termo afim pode ser um adjetivo. Nesse caso, a palavra pode ser usada para atribuir uma característica. Além disso, o termo ainda pode ser usado como um substantivo. Porém, nesse caso o termo determina e nomeia os seres em geral.

Portanto, quando o afim é usado como adjetivo se refere à semelhança. Veja o exemplo:

“A enfermagem é afim da medicina, afinal uma complementa a outra.”

E quando for usado como substantivo estará indicando algum tipo de afinidade e normalmente é apresentado no plural. Confira:

“Para se candidatar a essa vaga, é preciso ter formação acadêmica ou áreas afins.”

Veja como não errar mais com as palavras “a fim” e “afim”

Fazer o uso correto das palavras é essencial para garantir uma boa pontuação nas provas. Todavia, seu uso não se limita apenas aos testes, no cotidiano, também é recomendável escrever corretamente. Como dito anteriormente, o erro em uma palavra pode fazer com que toda a frase tenha outro sentido.

Por isso, a explicação mais clara que podemos oferecer sobre ambos os termos é:

  • “a fim”, separado, sugere finalidade;
  • “afim”, junto, pode ser usado como adjetivo para indicar semelhança, assim como, substantivo para indicar afinidade.

Lembrando dessas características na hora que for fazer o uso de um dos termos, a sua chance de errar será bem menor.

Agora que você já conhece todas as regras para usar a fim e afim de maneira correta, é só colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo do texto. Por fim, faça um bom uso dessas palavras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.