Vale-Gás de R$50: CAIXA faz novo pagamento nesta sexta

De acordo com as informações oficiais, neste primeiro momento, apenas os usuários do Auxílio Brasil é que estão podendo pegar o vale-gás

O Governo Federal segue nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, com os pagamentos do vale-gás nacional. A liberação ocorre para beneficiários que estão no programa e que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 0. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, o dinheiro já está na conta dos cidadãos desde as primeiras horas da manhã de hoje.

O fato é que essas pessoas agora querem saber quando é que elas irão poder acessar os valores do projeto novamente. De acordo com as informações oficiais, elas tornarão a receber o benefício dentro de mais dois meses. Portanto, é importante prestar atenção para não acabar se perdendo nessas contas.

É que para quem não lembra, o projeto oficial do vale-gás nacional prevê que os repasses aconteçam de forma bimestral. Logo, como há um pagamento em vigência agora em fevereiro, o que se sabe é que a próxima liberação não vai acontecer em março, e sim em abril. São 60 dias de intervalo entre as parcelas, no máximo.

Essa é uma informação que não foi oficialmente confirmada pelo Governo Federal, que ainda precisa colocar isso no papel. Todavia, considerar que os próximos pagamentos acontecerão apenas em abril é o cenário mais provável. A lei traz a informação de que o Planalto tem que fazer esses repasses sempre com a diferença de, no máximo, 60 dias.

O vale-gás nacional

O Governo Federal começou a fazer os primeiros pagamentos do vale-gás nacional ainda no final do último ano de 2021. Mas naquele primeiro momento apenas algo em torno de 100 mil brasileiros é que puderam pegar essa quantia.

Isso aconteceu porque o Governo Federal quis antecipar esses repasses apenas para as pessoas que estavam morando em áreas fortemente atingidas pelas chuvas em determinadas regiões da Bahia e de Minas Gerais.

Desde o início deste ano, estima-se que cerca de 5,5 milhões de brasileiros de outras regiões tenham se juntado ao programa em questão. Esse número, no entanto, ainda não é suficiente para atender todo mundo que precisa.

Consulta do vale gás pelo CPF

Os cidadãos podem consultar as informações pelos aplicativos do Auxílio Brasil e Caixa Tem. Para os beneficiários do novo Bolsa Família que ainda recebem o vale gás, podem verificar o benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil.

Os demais, aqueles que não recebem o Auxílio Brasil, mas que se encaixam nas regras de concessão do Auxílio Gás, podem consultar o benefício pelo Caixa Tem, onde também é possível movimentar os valores.

Por fim, para selecionar as famílias que participarão do programa Auxílio Gás, o governo vai ordenar, de modo que priorize as famílias nas seguintes condições:

  • Com dados do Cadastro Único atualizado nos 24 meses anteriores;
  • Com menor renda per capita;
  • Com maior quantidade de membros na família;
  • Beneficiárias do Programa Auxílio Brasil; e
  • Com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.