7 causas comuns da dor de cabeça – Conheça aqui!

Conhecer as causas comuns da dor de cabeça pode ajudá-lo a detectar as fontes desse problema, quando ele aparece. Obviamente, não se trata de se autodiagnosticar, mas, sim, de reduzir níveis de estresse, cuidar da tensão muscular e buscar acompanhamento médico em casos de sinusite, por exemplo.

Portanto, acompanhe este texto e veja algumas possíveis causas para esse problema que, apesar de comum, pode atrapalhar a rotina de muitas pessoas. Vamos lá!

Veja 7 causas comuns da dor de cabeça

A verdade é que existe uma grande variedade de causas para a dor de cabeça. Algumas pessoas podem sofrer com enxaqueca, outras podem ter altos níveis de estresse, e assim por diante.

Por isso, quando a dor é persistente, é muito importante conversar com um médico para compreender, de fato, o gatilho do problema. Dessa maneira, torna-se viável extingui-lo ao máximo, a fim de aumentar a qualidade de vida e proteger a saúde.

Vejamos, logo abaixo, 7 causas comuns da dor de cabeça para que você conheça e possa tirar as suas dúvidas quanto a isso:

1. Tensão muscular

Quando você vive um momento de ansiedade, pode perceber que há uma maior tensão muscular em todo o corpo. Isso inclui os músculos dos ombros e pescoço, por exemplo. Nessas regiões, as tensões podem começar a provocar dores de cabeça, resultando em um mal-estar geral. Portanto, ficar atento à ansiedade para buscar reduzi-la na rotina é fundamental.

2. Estresse emocional

Assim como a ansiedade causa tensão muscular e pode ser uma das causas comuns da dor de cabeça, o estresse emocional também pode causar esse efeito. Muitas pessoas que vivem altos níveis de estresse relatam dores de cabeça por conta desse “peso” emocional. Por isso, gerenciar o estresse, lidando melhor com os gatilhos, é fundamental.

3. Sinusite

A sinusite é outra condição que pode causar dores de cabeça. Normalmente, a pessoa pode se queixar de dor no meio da testa, nas maçãs do rosto, no nariz e nos olhos, devido ao acúmulo de secreção que permanece “preso” nessa região da cabeça. Nesse caso, é muito importante conversar com um médico para investir em um bom tratamento.

4. Cansaço ocular

A falta do uso dos óculos e da lente de contato também pode ser a mola propulsora de problemas relacionados às dores de cabeça. Muitas pessoas acabam experimentando essa dor devido ao ato de “forçar a visão” para enxergar melhor, causando fadiga ocular e, consequentemente, experimentando um mal-estar.

5. Desidratação

A falta de água também é uma das causas comuns da dor de cabeça. Por isso, se você tem observado que está bebendo pouca água na sua rotina, comece a refletir sobre isso. Afinal, esse comportamento pode estar causando as dores.

6. Falta de sono adequado

Não dormir de forma adequada e suficiente também pode causar dores na cabeça, que normalmente são descritas como uma “pulsação” na cabeça, seja de um lado ou de ambos.

7. Alteração na pressão arterial

Por fim, uma das causas comuns da dor de cabeça é o aumento da pressão arterial, que pode criar uma “pressão maior” dentro dos vasos presentes na cabeça, o que resulta na sensação de dor latejante.

 

Lembrando que apesar de você poder detectar as causas comuns da dor de cabeça, é importante conversar com um médico sobre esse assunto, especialmente quando os sintomas são recorrentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.