5 livros para conhecer a trajetória de Machado de Assis

Autor de importantes obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1899) e Quincas Borba (1891), Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos mais importantes escritores da literatura brasileira do século XIX. 

O conjunto da obra de Machado de Assis é vasto e diversificado, contendo contos, crônicas, romances e muito mais. Por sua linguagem inconfundível, as obras de Machado tornaram-se cânones da literatura brasileira, e ele, para muitos leitores, críticos e estudantes, é o nome mais importante de toda a literatura já produzida no Brasil. Por isso, as suas obras sempre são cobradas em exames de vestibular e abordadas nas escolas. 

5 livros sobre o autor

Conhecer Machado de Assis, a sua trajetória e a sua obra é crucial para qualquer estudante. Pensando nisso, apresentamos abaixo cinco obras para saber mais sobre esse grande escritor. Confira!

Machado de Assis: Num recanto, um mundo inteiro

Em primeiro lugar, apresentamos o livro Machado de Assis: Num recanto, um mundo inteiro, escrito por Dau Bastos. Esse livro de cunho biográfico une a trajetória pessoal do escritor com o processo de produção da sua obra. Assim, é possível acompanhar aspectos como a arte, a cultura e a política do século XIX, contexto no qual Assis estava imerso.

Três Vezes Machado de Assis

Escrito pelo pesquisador Ubiratan Machado, esse livro é composto por três ensaios de cunho histórico. Por meio desse livro, Ubiratan homenageia o escritor falando de uma excursão sua à Minas Gerais, da crítica de sua obra e mostra como a trajetória de Assis entrelaça-se com a história da sua cidade natal.

Machado de Assis: Exercício de admiração

Esse livro de Ayrton Cesar Marcondes chega a ultrapassar os limites de um livro bibliográfico pois mergulha no universo da literatura do escritor. O livro traz um tom investigativo, revelando o trabalho de Marcondes de pesquisa sobre a vida de Assis e de análise sobre o conjunto da sua obra.

Machado de Assis – Uma Biografia

Nesse livro, o leitor tem acesso a um lado mais pessoal de Assis. Escrito pelo biógrafo José Martino, o livro é uma ótima opção para quem deseja saber mais sobre como era Machado de Assis para além das suas obras. Assim, a biografia revela a sua personalidade como excelente funcionário público e pessoa preocupada com questões sociais.

Machado de Assis: Estudo Crítico e Biográfico

Por fim, apresentamos um livro mais voltado para a obra de Machado de Assis. Escrito por Lúcia Miguel Pereira (1901-1959), uma das figuras mais importantes da crítica literária, o livro vai além da vida de Assis e traz uma análise crítica sobre a sua escrita. É a primeira biografia escrita sobre o autor, portanto, de suma importância para aqueles que desejam estudá-lo.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.