5 ferramentas de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL para EMPRESAS

Atendimento ao cliente, análise e geração de relatórios, criação de materiais visuais: confira tudo que a inteligência artificial pode fazer por suas atividades profissionais.

Dentro do ramo da tecnologia, a inteligência artificial para empresas é um dos tipos de pesquisa que mais cresce. São milhares de aplicações, sites e conteúdos para facilitar em áreas corporativas. Tantos, que fica até difícil encontrar os melhores entre as opções.

Portanto, se você quer otimizar sua rotina e melhorar as práticas em sua empresa, separamos algumas ferramentas bem úteis. Então, não deixe de conferir esse conteúdo até o final para entender quais as melhores e como podem te ajudar no dia a dia.

Como usar a inteligência artificial em sua empresa?

A inteligência artificial é uma ciência que prepara as máquinas para desempenhar funções até então tidas como exclusividade humana. Por isso, seja na forma de processar os dados, escolher decisões ou até criar textos, elas simulam as nossas reações e preferências.

Então, você pode utilizar esse tipo de recurso para facilitar ainda mais algumas atividades importantes. Separamos algumas opções de ações que você pode utilizar dentro de sua empresa no dia a dia:

  • Criação de logotipos e materiais visuais;
  • Elaboração de textos corporativos;
  • Atendimento híbrido ao cliente;
  • Triagem de clientes e envio de materiais úteis;
  • Criação de relatórios e análises de produção.

Ainda, é possível utilizar também esse tipo de ferramenta para a tomada de decisões, já que a IA pode analisar opções de acordo com estatísticas e dados sólidos. Portanto, são diversos tipos de uso, de forma versátil dentro de uma empresa.

Leia mais: INSS usará inteligência artificial: ENTENDA COMO

Descubra 5 ferramentas de inteligência artificial para empresas

Depois de descobrir como funciona a AI, é importante entender que existem muitas versões, cada uma com mais e mais funções. Porém, com tantas opções diferentes, pode ficar complicado saber quais as que realmente podem fazer a diferença em sua rotina.

Por isso, separamos algumas das melhores opções de ferramentas entre alguns nichos: textos, atendimento remoto, relatórios e até material visual. Confira quais são e como elas impactam nas atividades empresariais.

1.ChatGPT (textos e narrativas)

O ChatGPT é uma das ferramentais mais populares hoje, principalmente por conta da facilidade e diversidade de funções. Dessa maneira, ele apresenta um leque incrível de recursos para utilizar em diferentes tipos de ocasiões:

  • Elaboração de textos comerciais;
  • Criação de e-mail marketing e outros conteúdos;
  • Correção ortográfica de textos;
  • Elaboração de conteúdo amigável e otimização;
  • Tradução de textos em outros idiomas.

Hoje, a ferramenta de inteligência artificial para empresas está disponível em diferentes versões: site, desktop e site. Assim, existem a opção de usar cada uma delas para melhorar a escrita de seus textos corporativos e correções ortográficas, e de forma gratuita.

2.Secretária virtual (atendimento) – inteligência artificial para empresas

Outra ferramenta super dinâmica para facilitar o atendimento ao cliente é o uso da secretaria virtual. Assim, ela é um tipo de inteligência artificial que pode responder seus clientes, inclusive enquanto você estiver dormindo.

Ela consegue utilizar respostas versáteis, que realmente parecem uma atendente de verdade. Assim, você pode economizar um tempo importante na triagem de seus clientes, com algumas funções essenciais:

  • Envio de links e sites para seus clientes;
  • Agendamento de entrevistas;
  • Respostas básicas para perguntas frequentes;
  • Informações sobrea a empresa, produtos e serviços;
  • Coleta de reclamações, sugestões e outros dados.

Dessa maneira, é possível economizar custos com mão de obra e até mesmo potencializar as vendas. Isso porque não é preciso atender somente em horário comercial, tendo disponível uma atendente 24 horas por dia, sete dias na semana.

3.Fireflies (escrita e anotações)

Durante as reuniões, outra ferramenta de inteligência artificial para empresas é o Fireflies. Esse recurso possibilita gravar encontros, criar notas e até mesmo transcrever conteúdos de áudio para texto de forma simplificada.

Assim, ela possui integração com outras plataformas de videoconferência, como o Google Meet, Zoom, Teams e muitas outras. Dessa maneira, não precisa se preocupar em digitar seus conteúdos, que a ferramenta realiza essa função para sua empresa.

Leia também: 9 coisas que a inteligência artificial pode fazer por você e sua rotina

4. IBM (Relatórios e análises) – inteligência artificial para empresas

Ainda, outra forma essencial de utilizar a inteligência artificial dentro da sua empresa é através da análise de dados. Dessa maneira, ela pode ajudar na tomada de decisões, usando a lógica e a programação para escolher a melhor alternativa.

Entre elas, a IBM possui uma das melhores ferramentas para geração e análise de relatórios usando a IA. Porém, ela possui poucas funções gratuitas, tendo um foco maior em empresas que queiram investir nesse tipo de conteúdo e soluções para a rotina de trabalho.

Uma outra informação bem interessante, é que a empresa disponibiliza soluções diferentes para cada tipo de empresa. Por isso, o atendimento tem alta personalização, o que pode ajudar ainda mais nos problemas que a sua companhia enfrenta ou precisa resolver.

5.Pictory (imagens e conteúdo visual)

Por fim, separamos outra ferramenta de inteligência artificial para empresas interessante sobre a criação de conteúdos visuais, imagens e até vídeos. O Pictory é uma aplicação que cria esse tipo de material, de acordo com suas preferências.

Dessa maneira, você pode solicitar a criação de diferentes tipos de materiais, com base em descrições. Porém, é importante manter as especificações o mais específicas possível, dentro de cada uma das opções de funções:

  • Criação de imagens;
  • Elaboração de logotipos dinâmicos;
  • Criação de GIFs e edição de imagens;
  • Edição de vídeos;
  • Complemento de imagens recortadas.

Assim, você consegue até mesmo criar imagens com base em conteúdos. Mantenha as descrições no modelo: “crie uma imagem de casa, com paredes claras, quintal amplo com flores vermelhas”. Use o máximo de descrição possível, para ajudar a IA.

Como usar as ferramentas de inteligência artificial para empresas

Além disso, é importante descobrir também como aproveitar esse tipo de ferramenta em sua rotina de conteúdos e atividades. Porém, sempre com algumas ressalvas essenciais para não prejudicar o seu desempenho empresarial:

  • Não se baseie somente na IA, misture o atendimento humanizado e virtual;
  • Sempre considere o seu público alvo em suas atividades;
  • Lembre que a inteligência artificial é uma tecnologia em desenvolvimento, e não à prova de erros;
  • Mantenha sempre o senso crítico com o uso dessas ferramentas.

Então, agora que você conheceu essas ferramentas incríveis, que tal ir mais além e descobrir outros recursos de inteligência artificial? Separamos vários conteúdos úteis para te ajudar a entender como melhorar as atividades em sua empresa ou no dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.