9 coisas que a inteligência artificial pode fazer por você e sua rotina

Não sabe como a IA pode facilitar sua vida? Então confira algumas funções populares que essa tecnologia costuma executar.

A IA é uma das tecnologias que têm se tornado mais populares nos últimos tempo. Porém, muitos usuários não sabem quantas coisas que a inteligência artificial pode fazer e como aproveitar essas funções e as vantagens de cada uma delas.

Então, se você quiser saber de que forma pode aproveitar as ferramentas de IA, separamos algumas opções incríveis. Assim, é possível entender de que maneira tornar sua rotina ainda mais otimizada usando a tecnologia como principal parceira.

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial é uma forma de automação de funções usando um conjunto de algoritmos que trabalham através de padrões. Por exemplo, a máquina consegue captar um certo padrão de resposta, usando como forma de responder quando um usuário pergunta.

Assim, ela opera de acordo com a interação dos usuários. Quanto mais interagem com ela, mais ela se “calibra”, formando um banco de dados mais completo, e executando diversas ações de forma autônoma.

Leia mais: Novidade no Google Pesquisa: Inteligência Artificial que dará respostas; veja como funciona

Confira 10 coisas que a inteligência artificial pode fazer

Então, com esse conceito de inteligência artificial em mente, não deixe de continuar conferindo quais as principais funções desse recurso. Separamos algumas dicas importantes sobre como usar a IA para tornar tarefas complexas muito mais simples.

1.Criação de conteúdos e imagens

Ferramentas de criação de conteúdo, como o Chatgpt e o Midjourney são capazes de criar vários tipos de dados diferentes. Assim, elas conseguem facilitar o processo de criação e ações simples, como por exemplo:

  • Criação de textos, com correção ortográfica;
  • Geração de imagens;
  • Otimização de textos para tornar mais amigável;
  • Pesquisa e elaboração de dados;
  • Criação de códigos de programação.

Ainda, existem várias opções de conteúdos que você pode criar dentro dessas ferramentas. Elas são bem úteis para facilitar processo, principalmente relacionados à escrita e correção ortográficas de textos simples e complexos.

2.Traduções – coisas que a inteligência artificial pode fazer

Além da criação de conteúdos, a inteligência artificial também pode realizar traduções de forma mais completa que outras ferramentas. Afinal, ele calibra o idioma através da própria experiência dos usuários.

Com isso, traduzir um texto para o inglês, por exemplo, pode ficar muito melhor do que usando o Google Tradutor. Portanto, é uma excelente alternativa para garantir a fluidez em suas traduções, e adaptação inclusive para gírias e linguagem informal.

3.Algoritmos em ferramentas de pesquisa

Para quem possui algum tipo de empresa, sabe que posicionamento digital é uma parte importante de quem vende qualquer produto ou serviço. Dessa maneira, as principais ferramentas de posicionamento utilizam as ferramentas de IA.

Por exemplo, o Google utiliza padrões de comportamento e preferências dos usuários, através de robôs da inteligência artificial. Assim, eles usam esses padrões para determinar quais sites ficarão nas primeiras páginas da pesquisa.

4.Atendimento automatizado – coisas que a inteligência artificial pode fazer

O atendimento automatizado também é uma das coisas que a inteligência artificial pode fazer. Os chatbots são uma forma de interagir com os clientes sem precisar de uma pessoa tomando conta desse setor o tempo inteiro.

Eles conseguem coletar pedidos, tirar dúvidas, responder perguntas e até mesmo redirecionar os clientes para outros canais de atendimento. Então, se você ainda não conhece esse tipo de serviço, aproveite para testar e incluir em sua empresa.

5.Aprendizado e educação

Ainda, outra entre as coisas que a inteligência artificial pode fazer é ajudar no aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades. Principalmente para crianças, que podem aprender novos conteúdos de forma lúdica e interativa.

Assim, existem algumas ferramentas importantes que podem ajudar nessas funções e no processo educacional. Separamos algumas funções que elas executam e áreas onde podem desenvolver novos conhecimentos:

  • Modelos virtuais e modelos 3D;
  • Ensino através da realidade virtual;
  • Criação e resolução de problemas;
  • Adaptação de métodos de ensino para diferentes realidades.

Ainda, existem vários tipos diferentes de ferramentas, como aplicativos e equipamentos. Até mesmo os drones podem ser funcionais como forma de tornar o aprendizado mais simples e mais dinâmico para crianças, adolescentes e adultos.

Leia também: Inteligência Artificial: conheça 3 chatbots para usar no WhatsApp

6.Otimização de processos corporativos

Dentro das empresas, existem coisas que a inteligência artificial pode fazer para melhorar os processos operacionais. Assim, é possível utilizar para algumas formas de conseguir tornar a rotina corporativa mais simples:

  • Recrutamento e seleção de novos funcionários;
  • Atendimento de clientes automatizado (chatbots);
  • Controle de dados na empresa;
  • Resolução de problemas e tomada de decisões;
  • Cálculo de rotas empresariais;
  • Análise de métricas e perfis dos clientes.

Existem várias possibilidades para a inteligência artificial dentro de uma empresa além dessas. Por isso, a maioria das corporações hoje já incorpora esse tipo de tecnologia em um ou mais processos, economizando recursos e melhorando as atividades.

7.Medicina e diagnósticos – coisas que a inteligência artificial pode fazer

A área da medicina também foi muito beneficiada pelas coisas que a inteligência artificial pode fazer. Agora é possível calibrar a tecnologia para criar e ajudar nos diagnósticos e tornar os tratamentos muito mais precisos.

8.Casas inteligentes – coisas que a inteligência artificial pode fazer

As casas inteligentes, com o uso da Alexa e outros assistentes, também está na lista de coisas que a inteligência artificial pode fazer. Assim, você consegue automatizar várias funções em sua casa, como por exemplo:

  • Ligar e desligar lâmpadas;
  • Ativar eletrônicos como o som, ar-condicionado e televisão;
  • Controlar equipamentos dentro de casa;
  • Organizar tarefas nos assistentes;
  • Reproduzir música e criar playlists personalizadas.

Além disso, esse tipo de assistentes oferecem uma game incrível de atividades que você pode realizar. Portanto, vale a pena tornar sua rotina muito mais simples usando a inteligência artificial no dia a dia.

9.Resolução de problemas e tomada de decisões

Outra ação super interessante, entre as coisas que a inteligência artificial pode fazer, é a resolução de problemas e ajuda na tomada de decisões. Afinal, algumas empresas usam dados com cálculo humano para saber como irão definir seu futuro.

Por isso, as ferramentas de IA ajudam a manter esse cálculo dentro das melhores opções matemáticas. Então, verifique como elas podem te ajudar a desenvolver processos e resolver problemas relacionados a conteúdos importantes em sua empresa.

Além disso, não perca outros conteúdos muito úteis sobre tecnologia aqui em nossos posts. Separamos as principais novidades e tendências para você descobrir como essas ferramentas podem tornar sua vida bem mais otimizada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.