5 criações tecnológicas que mudaram o mundo

Nas últimas cinco décadas, a tecnologia evoluiu em uma rapidez impressionante e seguirá evoluindo de maneira exponencial.

Pensando nisso, especialistas da Service IT elencaram cinco fatos históricos em que a tecnologia se aproximou do usuário final e mudou o mundo para sempre.

A invenção da internet

Em outubro de 1969, a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford estabeleceram a primeira conexão Arpanet. 

O professor Leonard Kleinrock e seu aluno Charley Kline fizeram o primeiro contato online da história com Bill Duval, programador do Instituto. 

A partir deste momento histórico, a internet mudou a vida de pessoas em todo o planeta, que utilizam suas ferramentas para se comunicar, trocando informações e diversos tipos de conteúdos.  

Ferramentas de busca

As ferramentas de busca são essenciais para quem está navegando na internet, podemos citar dentre as principais:

  • Google, 
  • Bing, 
  • Yahoo. 

Elas organizam o conteúdo massivo que existe na world wide web (www), a rede mundial de computadores. 

Contudo, até 1993, quando foi inventado o primeiro motor de busca, não era possível pesquisar por sites com a facilidade e segurança que temos hoje.

O primeiro banco de dados de indexação de sites foi o Wandex, criado nos EUA e idealizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) , tornando- se pioneiro na captura de URLs e na geração de uma base de dados de sites.

Computadores pessoais

No início da década de 70 o primeiro computador pessoal (PC) foi criado e acabou sendo um fracasso de vendas. Para se ter uma ideia, a empresa responsável pela criação acabou encerrando suas atividades. 

Todavia, em 1976, a Apple, atualmente uma das maiores empresas do planeta, iniciou suas atividades produzindo o Apple I. 

Foi apenas com o segundo modelo, o Apple-II, que os computadores pessoais começaram a se tornar pessoal. 

Devido sua capacidade de receber atualizações e upgrades, o PC foi fenômeno de vendas um ano após o lançamento de seu antecessor. 

A união entre hardware e software mais potentes ao longo dos anos criou uma corrida de desenvolvimento que se mantém até hoje, com atualizações constantes nos sistemas MacOS, Windows, Linux e muitos outros, o que só favorece os consumidores.  

Smartphones

O primeiro smartphone foi criado em 1992 por Frank Canova para a empresa IBM, um marco na multifuncionalidade dos celulares. 

Além da função principal de realizar ligações, o IBM Simon tinha outras funções e aplicativos, como por exemplo:

  • Calculadora interna, 
  • Envio de e-mails, 
  • Calendário, 
  • E um bloco de notas.

No entanto, a revolução nos aparelhos celulares aconteceu em 2007 com a chegada do primeiro iPhone. 

A criação da empresa de Steve Jobs revolucionou o mercado com a adição da tela Touchscreen, sendo possível customizar o aparelho de acordo com o gosto do usuário. 

Daí pra frente, surgiu a indústria gigantesca e em constante revolução que conhecemos hoje, com diversas funções e aplicativos. 

Reuniões online

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus à área de TI, teve que criar ferramentas para manter empresas e colaboradores conectados à distância, por conta das medidas sanitárias. 

Com as pessoas trabalhando no modelo home office, foi necessário atualizar sistemas e criar novos métodos que fossem fáceis e práticos. 

As reuniões empresariais e familiares passaram a ser realizadas por aplicativos como o Google Meet, Zoom, entre outros. 

O modelo híbrido já se tornou uma realidade e a Tecnologia da Informação será ainda mais fundamental para todos. 

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Pesquisa: 27% das pessoas procuram curso de tecnologia para mudar área de atuação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.