Enem e vestibulares: Noções básicas de campo magnético

Os campos magnéticos são diferentes dos campos elétricos. Embora os dois tipos de campos estejam interconectados, fazendo coisas diferentes. 

A ideia de linhas de campo magnético e campos magnéticos foi desenvolvida pela primeira vez pelo físico Michael Faraday e mais tarde por James Clerk Maxwell. Ambos os cientistas ingleses fizeram grandes descobertas no campo do eletromagnetismo.

Os campos magnéticos são áreas onde um objeto exibe uma influência magnética. Os campos afetam objetos vizinhos ao longo de coisas chamadas linhas do campo magnético. 

Um objeto magnético pode atrair ou empurrar outro objeto magnético. Você também precisa se lembrar que as forças magnéticas NÃO estão relacionadas à gravidade. 

A quantidade de gravidade é baseada na massa de um objeto, enquanto a força magnética é baseada no material de que o objeto é feito.

Nas linhas de campo magnéticas de repulsão, se você colocar um objeto em um campo magnético, ele será afetado e o efeito ocorrerá ao longo das linhas de campo. 

Muitos experimentos em sala de aula observam pequenos pedaços de ferro (Fe) se alinhando em torno de ímãs ao longo das linhas de campo. Os polos magnéticos são os pontos onde as linhas do campo magnético começam e terminam. 

As linhas de campo convergem ou se unem nos polos. Esses polos são lugares onde as linhas do campo de nossos planetas se unem. 

Conhecidos como polo norte e polo sul devido a localização da Terra. Todos os objetos magnéticos têm linhas e polos de campo. Pode ser muito pequeno igual um átomo ou tão grande quanto uma estrela.

Atração e repulsão

Existem cargas positivas e negativas. A saber, as cargas positivas são atraídas por cargas negativas. 

O cientista francês André-Marie Ampere estudou a relação entre eletricidade e magnetismo. Ele descobriu que os campos magnéticos são produzidos por cargas móveis (correntes). 

E as cargas móveis são atraídas por ímãs. Cargas estacionárias, por outro lado, não produzem campos magnéticos e não são afetadas por ímãs. 

Dois fios, com corrente fluindo, quando colocados próximos um do outro, podem atrair ou repelir como dois ímãs. Tudo tem a ver com cargas móveis.

Campo Magnético da Terra

O campo magnético do nosso planeta se estende do polo norte ao polo sul. Os ímãs são exemplos simples de campos magnéticos naturais. Portanto, a Terra possui um enorme campo magnético. 

Como o núcleo do nosso planeta é preenchido com ferro fundido, existe um grande campo magnético que protege a Terra da radiação espacial e de partículas do vento solar. 

Quando você olha para pequenos ímãs, eles funcionam de maneira semelhante. O ímã tem um campo ao seu redor.

Conforme mencionado acima, a corrente nos fios produz um efeito magnético. Você pode aumentar a força desse campo magnético aumentando a corrente através do fio. 

Podemos usar esse princípio para fazer ímãs artificiais e ajustáveis ??chamados de eletroímãs, construindo bobinas de fio e, em seguida, passando a corrente pelas bobinas.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre campo magnético?

Não deixe de ler também – Física: o que estudar sobre eletromagnetismo e motores elétricos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.