4º lote da Restituição do Imposto de Renda: Quando a consulta será liberada?

A Receita Federal está se preparando para disponibilizar a consulta do 4º lote de restituição do Imposto de Renda. Após a distribuição do terceiro lote, que beneficiou cerca de 5,6 milhões de contribuintes, a expectativa é que a consulta esteja disponível a partir da quinta-feira, dia 24.

A consulta estará acessível por meio do site oficial da Receita Federal . Para verificar se a restituição está pronta para ser retirada, basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.

Além da consulta básica, os contribuintes têm a opção de realizar uma verificação mais detalhada do status de suas declarações. Isso pode ser feito através do acesso ao extrato de processamento disponível no e-CAC.

Formas de pagamento da Restituição do Imposto de Renda

O pagamento das restituições será feito diretamente nas contas bancárias fornecidas pelos contribuintes no momento da declaração. Caso o crédito não seja efetuado, os contribuintes poderão reagendar o recebimento dos valores através do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB.

Calendário de pagamento da Restituição do Imposto de Renda

Este ano, a Receita Federal recebeu um total de 41,15 milhões de declarações, sendo que aproximadamente 60% dos declarantes têm direito a receber a restituição. O cronograma de pagamento das restituições é o seguinte:

  1. 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
  2. 2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago);
  3. 3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago);
  4. 4º lote: 31 de agosto;
  5. 5º lote: 29 de setembro.

Critérios de prioridade

A restituição do Imposto de Renda segue critérios de prioridade estabelecidos pela Receita Federal. São eles:

  1. Idosos com mais de 80 anos;
  2. Idosos com 60 anos ou mais;
  3. Contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave;
  4. Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  5. Aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix;
  6. Demais contribuintes.

Mantendo-se informado

O quarto lote de restituição do Imposto de Renda está prestes a ser disponibilizado para consulta. Os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal para verificar se a sua restituição está pronta para ser retirada. Além disso, é importante ficar atento ao calendário de pagamento e aos critérios de prioridade estabelecidos pela Receita Federal.

Para mais informações e esclarecimentos, recomenda-se entrar em contato com a Receita Federal ou acessar o site oficial do órgão. O Imposto de Renda é uma obrigação fiscal importante e estar em dia com as declarações e restituições é fundamental para manter a regularidade com o fisco.

Não deixe de se informar e aproveitar o benefício da restituição do Imposto de Renda, caso tenha direito. A Receita Federal está trabalhando para garantir que todos os contribuintes recebam suas restituições de forma ágil e segura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.