3 formas de se aprimorar para adotar a educação domiciliar

O homeschooling pode ser regularizado no Brasil e, com isso, pais e responsáveis devem estar bem preparados

A cada ano cresce o número de famílias brasileiras que adotam a educação domiciliar. Isto é, os pais escolhem não levar seus filhos à escola para investir no ensino dos conteúdos em casa.

De acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), até 2019 o Brasil tinha 7,5 mil famílias educadoras. Isso revela um total de 15 mil estudantes entre quatro e 17 anos de idade aprendendo em casa.

Mesmo assim, o conhecido homeschooling ainda não possui regulamentação no país. Atualmente, a saber, sete projetos de lei relacionados à educação domiciliar estão sendo analisados pela Câmara.

Sendo assim, pode ser que em um futuro breve os pais e responsáveis possam investir nesse método sem impeditivos legais. Mas para que recebam a autorização, deverão comprovar que possuem conhecimento e preparação psicológica para essa atividade tão árdua.

Como se preparar para educar em casa

Como alguém que ensina em casa, é comum se perguntar se você está fazendo o suficiente e ensinando as coisas certas. Você pode questionar se está qualificado para ensinar seus filhos e procurar maneiras de se tornar um instrutor mais eficaz.

Dois passos importantes para se tornar um pai bem-sucedido no ensino doméstico são, primeiro, não comparar seus filhos com os colegas e, em segundo lugar, não permitir que a preocupação atrapalhe o homeschooling.

No entanto, existem também alguns passos simples e práticos que você pode seguir para melhorar sua eficácia geral como professor de educação domiciliar. Confira a seguir as ideias.

Leia livros sobre educação domiciliar

De acordo com especialistas, ler um livro por semana sobre o tópico de sua área escolhida, conseguirá se tornar um expert em sete anos.

Como pai que ensina em casa, você provavelmente não terá tempo para ler um livro por semana em sua leitura pessoal, mas tenha como meta ler pelo menos um livro de educação em casa ou desenvolvimento infantil a cada mês.

Os novatos no ensino doméstico precisam ler livros sobre uma variedade de estilos de ensino domiciliar, mesmo aqueles que não parecem atraentes para sua família.

A maioria dos que ensinam em casa se surpreendem ao descobrir que, embora um método específico de educação em casa não se encaixe em sua filosofia educacional como um todo, quase sempre há alguns pontos de sabedoria e dicas úteis que podem ser aplicadas.

Faça cursos de desenvolvimento profissional

Quase todos os setores têm oportunidades de desenvolvimento profissional. Por que o ensino doméstico deveria ser diferente? É aconselhável aproveitar as oportunidades disponíveis para aprender novas habilidades e truques testados e aprovados de seu comércio.

Se o seu grupo local de apoio à educação domiciliar convida palestrantes especiais para reuniões e workshops, reserve um tempo para comparecer.

Perceba as necessidades do aluno

Muitos pais que ensinam em casa se sentem mal preparados para educar seus filhos em casa, com diferenças de aprendizagem, como disgrafia ou dislexia. Eles podem pensar que não podem oferecê-los desafios escolares adequados.

Esses sentimentos de inadequação se estendem aos pais de crianças com autismo, problemas de processamento sensorial, TDAH, ou então aqueles com desafios físicos ou emocionais.

No entanto, quando se está bem informado geralmente atender às necessidades de uma criança por meio de interação individual e um plano de educação personalizado.

Leia também outro artigo relacionado – Homeschooling: Pandemia traz à tona debate sobre educação domiciliar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.