SP: Deputados cobram rapidez na votação do PL do Homeschooling 

Deputados estaduais de São Paulo têm cobrado rapidez na votação do projeto do Homeschooling que ainda está em tramitação na Assembleia Legislativa. 

O deputado Tenente Nascimento (PSL), cobrou da Comissão de Educação e Cultura, rapidez na votação do Projeto de Lei 707/19, que regulamenta o ensino domiciliar (homeschooling) no Estado de São Paulo.

O PL do deputado foi aprovado em 2019, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJR) e seguiu para tramitação na Comissão de Educação e Cultura, ele tem co-autoria dos deputados Daniel José e Sérgio Victor (NOVO) e da deputada Leticia Aguiar (PSL).  

Contudo, enfrenta resistência por parte de partidos da oposição e dificuldades na tramitação. Recentemente, teve obstrução do PSOL.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus e por causa da suspensão das aulas nas escolas durante mais de um ano, muitos pais e responsáveis encararam a realidade da educação domiciliar. 

Celeridade no PL do Homeschooling

O homeschooling já é uma realidade no Brasil e tem encontrado cada vez mais adeptos, sendo ele uma alternativa à escolaridade tradicional. 

A deputada Janaína Paschoal (PSL) solicitou que o projeto seja analisado em regime de urgência, e outros deputados também apoiaram como, os deputados Daniel José e Sérgio Victor, e solicitaram a co-autoria ao projeto.

“Estou convencida de que o ensino domiciliar é de vital importância para a formação dos estudantes garantindo o envolvimento familiar dentro deste processo de Ensino-Aprendizagem. Espero que os colegas deputados entendam a importância do projeto e possamos de fato votá-lo ainda este ano”, cobrou a deputada Leticia Aguiar.

De acordo com a Associação Nacional de Ensino Domiciliar (ANED), no Brasil, são cerca de 7.500 famílias adeptas do homeschooling, com pelo menos 15.000 crianças e adolescentes educadas em casa.

“Temos pessoas com problemas de saúde que muitas vezes na escola não encontram a devida acomodação para aprender, e em casa recebem educação de qualidade,” afirmou o deputado Tenente Nascimento.

O deputado também cobrou mais celeridade na votação do projeto para que a matéria seja apreciada e votada.

 “Digo a você presidente, a quem mais se dá, mais se cobra. Estamos vivendo momentos difíceis na Educação e chegou o momento do nosso projeto de homeschooling sair da Comissão de Educação e Cultura e vir a plenário para um debate amplo”, afirmou o parlamentar.

Em 11 de agosto de 2021 o projeto foi distribuído para parecer da deputada Leci Brandão que tem prazo para dar um parecer ao projeto e levar para votação na Comissão de Educação e Cultura.

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Home office e homeschooling na pandemia: os dois lados da moeda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.