Estudar e trabalhar em casa: Como ser mais produtivo

O Home Office pegou muitas empresas de surpresa com a chegada da pandemia da Covid-19, no entanto, algumas mudanças possivelmente vieram para ficar e se tornar ainda mais produtivo pode ser a chave do sucesso. 

Segundo uma pesquisa feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), 80% dos gestores de empresas brasileiras aprovam o trabalho remoto. 

Além disso, dados da empresa Robert Half corroboram com essa visão positiva. Afinal, demonstram que 86% das pessoas querem continuar em home office, mesmo que cerca de 52% afirme trabalhar mais nessa modalidade. 

De acordo com números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) cerca de 7,3 milhões de brasileiros vivem em regime remoto ou home office

A psicóloga da Epopéia Desenvolvimento Humano, explica: “Toda mudança emergencial e sem planejamento causa perdas, e nós fomos meio que ‘obrigados’ a fazer home office, embora essa não seja a única maneira dentro do formato remoto. Tem um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que diz que 56% das pessoas relataram dificuldades em separar vida pessoal e profissional. É normal, nosso cérebro precisa se adaptar a uma nova rotina. Mas nós precisamos passar as coordenadas. É mais sobre como você trabalha, não o lugar”.

Independentemente de onde você esteja trabalhando, ela lista abaixo 7 erros do trabalho remoto:

  1. Deixar de planejar ou organizar o seu dia previamente;
  2. Subestimar o tempo de execução das tarefas;
  3. Procrastinar tarefas que são mais ‘chatas’ de serem executadas;
  4. Cair na tentação de fazer várias coisas ao mesmo tempo, ficando exausto e muitas vezes não dando conta de terminar o que foi começado;
  5. Dificuldade de gerenciar as distrações;
  6. Não respeitar os seus limites, atropelando horário de almoço e intervalos, sem mencionar o fato de achar que tem que estar conectado e responsivo 100% do tempo;
  7. Alto nível de auto-cobrança, perfeccionismo e autocrítica em relação às suas entregas e aos  resultados. 

5 dicas para ser mais produtivo

Veja abaixo algumas dicas valiosas para se tornar uma pessoa mais produtiva durante o home office!

Tem um canto para você

Reserve um ambiente com boa iluminação, pouco barulho, arejado e que proporcione conforto e bem-estar para você desempenhar suas funções com a devida postura, proporcionando o bem-estar fundamental para a produtividade

Além disso, não trabalhar de pijama, assim como montar uma estrutura básica para desempenhar corretamente suas funções é primordial para aumentar a produtividade no home-office. 

Faça acordos

Nesse momento, com muitas pessoas em home office, filhos em homeschooling, é necessário deixar algumas situações pré-acordadas. 

Ao entrarmos em acordo com os demais membros da casa, ao avaliarmos que vamos entrar em uma reunião muito importante, para que não façam barulhos excessivos ou usem a internet para baixar jogos, prejudicando a qualidade da conexão, por exemplo. 

É essencial combinar com antecedência e negociar a necessidade com as pessoas que dividem o mesmo espaço que você.

Faça um cronograma

Faça um cronograma de tarefas e prazos para entregar, começando pelo mais simples e rápido, isso dará a sensação de dever cumprido. 

Além disso, identifique seus períodos de maior produtividade e concentre-se  nas tarefas que demandam mais tempo e energia nestes horários.

Autodisciplina

Tenha horário estipulado para realizar as tarefas. Só consegue ter um bom nível de autodisciplina, quem conhece bem seus limites. 

Ademais, seja honesto ao elencar suas maiores armadilhas e gatilhos. A melhor estratégia é você identificar o que te faz perder mais tempo nas atividades. 

Faça uma coisa de cada vez e respeite as pausas necessárias

Respeite seu cronograma e faça uma atividade cada vez, não sobrecarregue seu cérebro e nem pense que vai ganhar tempo ao exercer mais de uma função ao mesmo tempo. 

Isso pode ocasionar estresse e fadiga desnecessários ao realizar atividades ao mesmo tempo. 

Além disso, respeite as pausas necessárias e estimule outras áreas do cérebro, permitindo um descanso para as regiões que realizam a atividade pensante, conseguindo uma melhor produtividade ao longo dia. 

E então, gostou das dicas de como ser mais produtivo?

Não deixe de ler também – Home office e homeschooling na pandemia: os dois lados da moeda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.