MEC lança cartilha sobre Educação Domiciliar

O Ministério da Educação (MEC) lançou na noite de ontem, dia 27 de maio, uma cartilha em defesa do homeschooling, do ensino doméstico. De acordo com o MEC, a educação domiciliar é um direito humano tanto dos pais quanto dos filhos. Desse modo, a Cartilha Educação Domiciliar tem como objetivo informar sobre essa modalidade de ensino.

Segundo o MEC, no Brasil, há cerca de 35 mil crianças estudam no regime de educação domiciliar. No entanto, esse modelo ainda não é previsto pela lei brasileira.

Conteúdo da cartilha

A cartilha conta com vinte páginas nas quais o modelo é contextualizado. Assim, é possível conferir dados estatísticos e históricos, além se informar sobre a regulamentação no Brasil e os propósitos do modelo. Conforme a apresentação do tema na cartilha, o MEC define a educação domiciliar como “modalidade de ensino dirigido pelos próprios pais, com vistas ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para a vida, exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.

Desde a posse de Milton Ribeiro, ministro da Educação, a pasta tem se posicionado a favor do homeschooling no Brasil. Nesse sentido, a cartilha traz uma série de informações favoráveis à adoção da educação domiciliar. Assim, o MEC cita nomes de grandes personalidades que mudaram a história do mundo e que foram educadas na modalidade de educação domiciliar.

Além disso, o MEC afirma que esse modelo de ensino é uma forma de garantir o direito das crianças e jovens à uma educação de qualidade. Ainda de acordo com a cartilha, há diversos PLs (projetos de lei) em tramitação para a regulamentação do modelo no Brasil. Clique aqui e confira a Cartilha Educação Domiciliar na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UFJF: Módulos I e II do Pism 2021 têm novas datas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.