Prós e contras do homeschooling

O homeschooling consiste num formato alternativo de educação em que o estudante não frequenta a escola. Ao invés disso, ele estuda em casa. Na maioria dos casos, os estudantes têm seus pais ou responsáveis como professores, mas podem ter profissionais com formação adequada as suas demandas para o ensino em casa.

Essa prática é pouco conhecida no Brasil, mas é legalizada em mais de 65 países ao redor do mundo, como a França e a Austrália. Já em outros países, como a Alemanha, esse formato é considerado ilegal.

O homeschooling no Brasil não é permitido

No Brasil, o homeschooling ainda não é uma prática prevista na lei. Ela vai contra a lei que define que todo brasileiro de 4 a 17 anos deve frequentar a escola tradicional. Apesar disso, ainda há aqueles que defendem o direito de ensinar os seus filhos em casa. Desse modo, o tema ainda tem gerado muito debate público no âmbito da educação.

Para os defensores, o argumento é de que é direito da família decidir como e onde seus filhos serão educados. Segundo eles, os pais são os responsáveis por decidir qual formato atende melhor as suas necessidades. Uma das justificativas para isso é a superlotação das salas de aula e o pouco investimento público na infraestrutura escolar.

Para os contrários ao ensino domiciliar, a falta de convivência em grupo pode prejudicar o desenvolvimento da criança. Eles defendem que a educação é mais que a simples aquisição de conteúdo, pois ela envolve um processo de formação e compartilhamento de valores.

Além disso, é preciso destacar que tal medida não seria amplamente acessível, levando em consideração o próprio contexto de educação no país. Muitos estudantes pertencem a famílias desestruturadas, por exemplo, e alguns sequer tem recursos suficiente para aderir a este formato.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também O que é e como funciona uma ONG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.