2ª parcela do 13º salário do INSS começa em 11 dias. Veja como receber

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai começar a pagar a segunda parcela do 13º salário em 11 dias, a contar deste sábado, 14 de maio. Conforme informações oficiais, o pagamento do benefício irá começar no dia 25 de maio, uma quarta-feira.

Conforme informações do INSS, o pagamento do abono extra é feito para aposentados, pensionistas e demais beneficiários da autarquia.

Antes de mais nada, é importante destacar que tanto os segurados que recebem apenas um salário mínimo quanto aqueles que ganham uma mensalidade superior estão recebendo os valores do salário extra.

Portanto, você vai gostar muito de ver:

Saque duplo do FGTS; veja quem tem direito

Novo RG Digital: Como emitir o novo documento em maio

13º salário do INSS com pagamentos da segunda parcela

Antes de mais nada, vale destacar que o Governo Federal liberou o pagamento do 13º salário no mês de março e iniciou a primeira parcela no fim de abril.

Vale destacar que este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS recebem o 13º antes das datas tradicionais, ou seja, em agosto e dezembro.

Como nos pagamentos anteriores, os novos repasses ocorrerão em dois calendários, o primeiro para segurados que ganham um salário mínimo e outro para segurados que ganham acima de um salário. Todavia, ambos seguem a ordem do último número do cartão do benefício do INSS.

Logo, confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios do INSS. O cronograma de pagamentos leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Sua nota de R$ 50 pode valer até R$ 4 mil

Como realizar a consulta do INSS

Os segurados podem consultar quaisquer informações referente ao INSS através dos seguintes canais:

  • Central de atendimento, no número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Site Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Quem tem direito ao 13º salário?

Podem receber o 13º salário do INSS em 2022 os segurados que recebem qualquer um dos seguintes benefícios, conforme informações oficiais:

  • Aposentadoria por: idade, tempo de contribuição, invalidez e especial
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Vale destacar que não terão direito aos valores, os beneficiários de programas assistenciais, como, por exemplo, os cidadãos que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).

Antecipação do 13º salário

Seja como for, esta não é a primeira vez que o Governo Federal decide antecipar os pagamentos do 13º salário para o primeiro semestre do ano. Em 2020 e em 2021, membros do Palácio do Planalto também decidiram colocar a antecipação em prática.

Logo, nos primeiros anos, o objetivo foi mesmo ajudar os idosos e outros beneficiários durante o período da pandemia do coronavírus. Vale lembrar que este público não teve direito de receber programas sociais como o Auxílio Emergencial, por exemplo.

Portanto, para 2022, o Governo explica que o objetivo é simplesmente ajudar a antecipar a injeção de dinheiro na economia do país. Até este momento, ainda não há nenhuma previsão de pagamento de um 14º salário para o mesmo público no final deste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.