18 estados e Distrito Federal iniciam ano letivo com aulas presenciais

O Distrito Federal e outros 18 estados brasileiros devem iniciar o ano letivo de 2022 com a retomada das aulas presenciais segundo dados de levantamento feito pelo UOL. Desse modo, as escolas vão reabrir as portas para as atividades presenciais e, na maioria dos estados, a presença dos alunos será obrigatória.  

Ainda de acordo com o levantamento, que abarca todos os estados, somente a Paraíba irá adotar o modelo de ensino híbrido, mesclando aulas presenciais e aulas remotas no início do ano letivo. Já o Acre aguarda autorização de autoridade sanitária para definir o retorno presencial. 

Os estados de Rondônia, Pará e Tocantins não responderam sobre a modalidade de ensino adotada na volta às aulas neste primeiro semestre do ano. Já o Amapá e o Ceará informaram que ainda não foi decidido se as aulas serão presenciais. O início do ano letivo no Ceará está previsto para 31 de janeiro, enquanto o Amapá iniciará as atividades em 7 de março.

Retomada será opcional em Pernambuco

Entre os estados que já definiram a retomada presencial, apenas Pernambuco determinou que as aulas presenciais serão optativas, de modo que os alunos poderão escolher continuar com o ensino remoto, caso se sintam inseguros diante dos casos de covid-19.  Outros 17 estados determinaram a obrigatoriedade.

Além disso, quatro estados afirmaram que a decisão de retomar as aulas presenciais pode sofrer alteração caso o quadro pandêmico se agrave. São eles: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Nesse sentido, Rui Costa, governador da Bahia, afirmou que é preciso que o número de casos esteja baixo para garantir o ensino 100% presencial. “Caso haja aumento na ocupação dos leitos de covid-19, retomaremos o ensino híbrido”, informou.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFMS divulga resultados preliminares da 3ª etapa do Passe e do Vestibular 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.