Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Avalie o Texto.

14º salário do INSS com pagamentos ainda em dezembro; veja a proposta

O fim do ano está chegando. Por essa razão, o senador Paulo Paim (PT-RS) encaminhou um pedido de urgência para que o Projeto de Lei (PL) 3.657/2020, que prevê a criação do 14º salário emergencial, seja aprovado o quanto antes. De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão. Segundo o senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo por mês.

“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.

“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS. O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.

Sobre o PL

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.

Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.

Com o fim do ano, as chances de aprovação da proposta só diminuem.

Avalie o Texto.

Está "bombando" na Internet:

17 Comentários
  1. Renato Diz

    É mesmo incrível a ignorância de alguns sobre o tópico, xingam o dep. Paulo Pain que aceitou representar os aposentados e não fazem menção ao presidente Bolsonaro e ao ministro Guedes. Deixa eu esclarecer uma coisa, quem está impedindo de pagar o 14° é exatamente os aliados desse desgoverno e não quem representa os aposentados e trabalhadores. Procurem ler um pouco,.
    Eu infelizmente não tenho muitas expectativas enquanto não mudar a direção da casa, se até o auxílio emergencial de apenas 300 reais o governo suspendeu com 200mil mortos, imagine esse complemento que é para os aposentados que ele odeia.

  2. Eneida Cegalini Diz

    Minha vontade é de dar na cara de toda essa corja de ladrões desses governantes. Coitados não acreditam na justiça de Deus né? Aguardem vocês que usam o nome de Deus pra se elegerem, pra convencer esse povo ignorante (não todos) que vocês são escolhidos por Deus, aqueles que são escolhidos, jamais fariam o que vocês quadrilhas de ladrões fazem. O tempo está bem curto pra maldade humana, tudo está bem claro e nítido só não vê quem não quer . DEUS no comando sempre

  3. Francisco José Moreno Filho Diz

    Salário justo para os aposentados com reajuste levando em consideração a inflação pelo menos,para manter o ganho real o que não é feito hoje.

  4. TATIANA Diz

    ESSE PAULO PAIM E ESSA CORJA DE BANDIDOS QUE TEM NO CONGRESSO E ONDE MAIS FOR SÃO TODOS UMA GRANDE QUADRILHA DE LADRÕES VAGABUNDOS.
    ENQUANTO SE DELEITAM NO TUDO DE BOM OS APOSENTADOS SÓ SE FERRAM.
    PARA APROVAR AUMENTO DO SALÁRIO DELES É BEM FÁCIL, POIS TODOS ELES SÃO LADRÕES MESMOS E QUE SE DANE O RESTO.
    É POR ISSO QUE O DINHEIRO DESTE PAÍS NUNCA DÁ POIS OS VAGABUNDOS QUE NÓS ELEGEMOS ROUBAM E ROUBAM E PROVA ESTA AÍ, MAIS UMA VEZ. C A N A L H A S VAGABUNDOS.
    ELES ROUBAM E CONTINUAM SOLTOS POIS A JUSTIÇA DESTE PAÍS É SÓ PARA OS POBRES POIS OS RICOS (SÃO PRIVILEGIADOS POR AUTORIDADES CORRUPTAS)

  5. Ayrton chiavazzoli filho Diz

    Quero o 14º salario

    1. Andre Barreto Leal Diz

      Vai ter que esperar muuuuuuiiiiiitttto.

  6. VALDENICE BEZERRA DA SILVA Diz

    Aumento para pensionistas e aposentados
    Por favor

  7. Celso Furtado Diz

    É uma pouca vergonha nesse país. Idosos que são obrigados a pagar imposto depois de aposentados e ter a responsabilidade de ajudar toda família principalmente filhos e netos dentro de uma pandemia mundial, não ter direito no 14 salário enquanto isso os filhos do Presidente não responde no judiciário os crimes financeiros que cometem. O Brasil todo sabe .

  8. Paulo Diz

    Pois é o governo resolveu antecipar o 13 salário dos aposentados e agora deixou todos na mão até que haja essa aprovação o que os aposentados vão fazer mais empréstimos consignados

  9. Maili Cruz Diz

    Nós aposentados não estamos sendo respeitados.
    Os seres Bruno Covas e João Dória, mesmo vendo a situação que passa nosso país, não teve misericórdia e cancelou nosso passe livre
    O Sr João Dória se esqueceu que vai tentar a presidência e vai precisar do voto dos aposentados.
    Adeus Dória e Covas!!!
    Aproveite agora, pra depois não vai ter mais.
    São governantes, governado em causa própria! VERGONHAAAAA!!!

  10. Nilza Pnereira de carvalho Diz

    Que vergonha falta de respeito com os aposentados e pensionistas continua falando no décimo quarto sendo que o natal já passou e continua com mentira isso chega ser uma covardia até vai ficar brincando com o imocional de quem merece respeito

  11. Ubirajara Leao Diz

    Por favor, os aposentados em geral estão em uma situação difícil. É claro que este 14° salário não vai sair. Parem, por favor, de.dar falsas esperancas para aqueles que já não tem quase esperança nemhuma.

  12. Jovino Luis Ribeiro Quintela Diz

    Sou aposentado ganho um salario até agora não ganhei nada só aposentado ficaram de fora para paga um salário extra e a maior enrolação eu sempre foi contra temos e que trabalha tô com 70 anos e continuo contribuino para o país quem nunca contribui tá ganhando dinheiro para fazer churrasco isto e uma vergonha votei no Bolsonaro e não né arrependo

  13. Carlos Roberto de Oliveira Diz

    Melhor condições de sobreviver aos aposentados e pensionistas do Brasil

  14. Francisca santos Diz

    Estou precisando muito desse dinheiro do décimo quarto do INSS.

  15. Abilio Maciel Bretas Neto Diz

    Solicitei aumento de 25% auxílio acompanhante, já passou dos 90 dias e não recebi resposta do INSS, tenho pressão alta, lesões na coluna e Ler/Dort, acidente no trabalho e o INSS só deu indeferido desde 1999 e tenho laudos e receitas médicas do SUS com comprovantes.

  16. DANILO BARBOSA DA SILVA Diz

    Olha Eu gostaria de saber que dia eu posso sacar o meu auxilio ernengencial aminha datas era dia 21 de dezembro eu logo para o número 111 eles dizem que é só dia 11 de janeiro mais eu não porque eles nudaram o auxílio ernengencial dia que é só até dezembro deste ano só dia eu vou arreber igual em janeiro eu gostaria de saber cevose pode manda por SMS prami sacar o dia só que é

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.