13º salário: Inscritos do Bolsa Família vão receber este ano?

O abono extra foi liberado para este público em 2019, mas no ano passado o repasse não aconteceu.

Segurados do Bolsa Família estão com expectativa para receber o 13º salário no fim do ano. O abono extra foi liberado para este público em 2019, mas no ano passado o repasse não aconteceu. Diante disso, os beneficiários aguardam a confirmação do Governo Federal para uma nova rodada.

Pagamento do 13º salário para o Bolsa Família

O valor do 13º salário pago em 2019 aos inscritos no Bolsa Família foi equivalente a mensalidade disponibilizada no decorrer do ano. Neste sentido, caso o abono seja aprovado novamente, será distribuído conforme as mesmas regras, sendo pago em dezembro.

A concessão do benefício em 2019 ocorreu por meio de uma Medida Provisória (MP) sancionada pelo presidente, Jair Bolsonaro, que permitiu o pagamento do 13º salário para os inscritos do Bolsa Família.

O repasse do 13º salário era uma das medidas do plano da campanha eleitoral do presidente Bolsonaro, e de acordo com informações, na ocasião foram investidos cerca de R$ 2,5 bilhões dos cofres da União.

O 13º será pago esse ano?

O Governo Federal não determinou se haverá ou não o pagamento do 13º salário para os segurados do Bolsa Família. Acontece, que este ano a equipe técnica busca implementar o novo programa social, o Auxílio Brasil. Ele promete ampliar o valor concedido mensalmente as famílias além de aumentar o número de inscritos.

Cabe salientar que no ano passado o Governo teve dificuldades em liberar o 13º salário ao público do programa social devido a cenário de pandemia, uma vez que estavam tentando controlar os gastos públicos frente aos impactos causados pelo coronavírus. Na época, outra Medida Provisória foi criada para viabilizar a iniciativa, no entanto, foi vetada.

Manutenção do Bolsa família e Auxílio Emergencial até 2023

Diante as discussões, vale ressaltar os impasses do Governo Federal em lançar o Auxílio Brasil. Caso o novo programa não venha sair do papel, o Bolsa Família, bem como o Auxílio Emergencial podem ser mantidos até 2023.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.