13º salário do INSS: Pagamento da 2ª parcela começa nesta quinta-feira (24)

A partir desta quinta-feira (24), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela da antecipação do 13º salário. O calendário de pagamentos se estenderá até o dia 7 de julho.

Os pagamentos ocorrem conforme o último digito do benefício, começando sempre no digito 1 e terminando no digito 0. Vale ressaltar que o benefício é pago somente para os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, auxílio-doença e auxílio-reclusão.

Cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV), por lei, não podem receber o 13º salário do INSS.

O calendário de pagamentos do benefício é divido em dois. Os primeiros a receber as parcelas do 13º são os beneficiários que ganham até um salário mínimo. Os demais, que ganham um valor superior a um piso nacional, recebem depois.

O 13º salário é distribuído em duas parcelas de 50% cada, todavia, a segunda parcela poderá ter desconto do Imposto de Renda, caso o segurado de até 64 anos receba um benefício superior a R$ 1.903,98. Também haverá desconto para os beneficiários com mais de 65 anos que ganham um valor acima de R$ 3.807,96.

Calendário da segunda parcela do 13º salário

Benefícios de até um salário mínimo

Dígito final2ª parcela – Junho
124 de junho
225 de junho
328 de junho
429 de junho
530 de junho
601 de julho
702 de julho
805 de julho
906 de julho
007 de julho

Benefícios superior a um salário mínimo

Dígito final2ª parcela – Junho
1 e 601 de julho
2 e 702 de julho
3 e 804 de julho
4 e 906 de julho
5 e 007 de julho

Novos prazos para análises de benefícios

Segundo o acordo realizado entre o Ministério Público Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as análises e concessões de benefícios, como aposentadoria, pensões e auxílios terão novos prazos. A medida foi estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 5 de fevereiro de 2021.

A justificativa para alterar os prazos para análise dos benefícios do INSS é a grande demanda de verificação, logo, a demora para processá-los. Assim, a medida deve trazer uma folga ao instituto, visto que os prazos foram prolongados a fim de não haver atrasos da concessão dos benefícios.

Além disso, os novos prazos previstos no acordo afetam todos os benefícios gerenciados pelo INSS, inclusive o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

Quais são os novos prazos de análises?

Confira a tabela a seguir:

 PedidoNovo prazo
Aposentadorias (exceto aposentadoria por invalidez)90 dias
Benefícios por incapacidade (auxílio doença e aposentadoria por invalidez)45 dias
Auxílio-acidente60 dias
Pensão por morte60 dias
Auxílio-reclusão60 dias
Salário maternidade30 dias
Benefício assistencial90 dias

Veja também: INSS: mudanças importantes nos prazos e procedimentos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.