13º do INSS vai ser antecipado em 2023? Saiba quando você irá RECEBER

Muitos beneficiários já estão ansiosos para saber se em 2023 o décimo terceiro será antecipado novamente

Mais um ano se iniciou e o que os segurados da Previdência Social mais estão perguntando é sobre o pagamento do 13º do INSS. Isso porque, nos últimos 3 anos, o Governo Federal aprovou uma medida que decidiu antecipar o pagamento do benefício para o início do ano.

Por isso, muitos beneficiários já estão ansiosos para saber se em 2023 o décimo terceiro será antecipado novamente para, assim, terem logo acesso a este valor extra.

Para entender melhor sobre o pagamento do benefício, confira a nossa matéria na íntegra, pois trouxemos todas as informações sobre o pagamento do 13º do INSS em 2023.

O 13º do INSS vai ser antecipado em 2023?

Em primeiro lugar, é importante compreender o motivo da antecipação do 13º do INSS nos últimos 3 anos. Nos últimos anos, a economia no Brasil sofreu muito com a chegada da pandemia do Covid-19. Sendo assim, muitas pessoas ficaram impossibilitadas de trabalhar por conta do isolamento social.

Então, o ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu antecipar o benefício para diminuir os impactos financeiros imediatos das famílias brasileiras. Assim, realizou a medida por 3 anos consecutivos (2020, 2021 e 2022).

Mas, com a chegada das vacinas contra o coronavírus, a situação começou a mudar e ficar mais amena, fazendo com que a economia voltasse a “entrar nos trilhos”. Por isso, não há a expectativa de que o 13º do INSS seja antecipado em 2023.

Além disso, uma nova equipe assumiu o Ministério da Previdência este ano, com a posse do presidente Lula. Assim, é possível que a nova equipe articule novas medidas para o pagamento do abono.

Quando será pago o décimo terceiro do INSS?

Como não houve pronunciamento sobre a antecipação do 13º do INSS, a expectativa é que os pagamentos ocorram de acordo com o Decreto Nº 10.410, de 30 de junho de 2020. Segundo o Decreto, os pagamentos do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do INSS devem ocorrer da seguinte maneira:

  • Primeira parcela deve ser paga na folha de pagamento de agosto (paga em setembro);
  • Segunda parcela deve ser paga na folha de pagamento de novembro (paga em dezembro).

Enquanto não houver um pronunciamento da nova presidência do Brasil, as datas oficiais para pagamento do benefício continuam sendo as previstas na legislação.

Quem tem direito ao 13º do INSS?

Vale ressaltar que não são todos os beneficiários da previdência que têm direito ao 13º do INSS. Isso porque não são todos os benefícios previdenciários que oferecem o pagamento do décimo terceiro salário.

Dessa forma, confira os benefícios do INSS que oferecem o direito ao 13º:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-reclusão;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade.

Por fim, vale ressaltar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) não oferece direito ao 13º do INSS.

Como consultar o meu benefício do INSS?

Consultar o seu benefício do INSS é muito simples e você só irá precisar do seu aparelho. Para isso, basta baixar o aplicativo Meu INSS no seu celular. Após fazer o download, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo e faça login utilizando o seu CPF e a senha do Gov.br. Caso ainda não possua, você será redirecionado para criar um novo usuário e depois poderá fazer o login normalmente;
  2. Ao acessar a página inicial, procure pela opção “Benefícios” e clique sobre ela. Depois acesse a opção “Meus Benefícios”;
  3. Na tela, você poderá conferir todos os seus benefícios do INSS.

Além disso, também é possível fazer o mesmo processo através do site Meu INSS, via web. Para isso, basta acessar o site meuinss.gov.br e seguir o mesmo passo a passo citado acima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.