13º do INSS: pagamento para quem recebe mais de um salário mínimo começa amanhã

Segundo informações do calendário do INSS, cidadãos que recebem mais de um salário mínimo recebem antecipação a partir de amanhã

A espera pelo recebimento da segunda parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está acabando. Nesta quarta-feira (1), a autarquia dá início ao calendário de pagamentos para as pessoas que recebem mais de um salário mínimo. Dessa forma, no primeiro dia, poderão receber os indivíduos que possuem o benefício com final 1 e 6.

Os pagamentos da antecipação do 13º salário estão acontecendo desde o último mês de abril. Recentemente, a primeira parcela foi paga a todos os beneficiários do INSS. Desde a última semana, o Instituto passou a liberar a segunda rodada da antecipação para os mesmos segurados da autarquia.

No entanto, até aqui apenas as pessoas que recebem um salário mínimo em seus benefícios é que conseguiram receber a segunda parte da antecipação.

Para quem recebe um salário mínimo

Segunda-feira (30) – segurados com final do benefício 4
Terça-feira (31) – segurados com final do benefício 5
Quarta-feira (1) – segurados com final do benefício 6
Quinta-feira (2) – segurados com final do benefício 7
Sexta-feira (3) – segurados com final do benefício 8

Nesse sentido, note que já nesta terça-feira (31), os pagamentos da segunda parcela são feitos para os segurados que possuem o benefício de final 5.

Par quem recebe mais de um salário mínimo

Quarta-feira (1) – segurados com finais do benefício 1 e 6
Quinta-feira (2) – segurados com finais do benefício 2 e 7
Sexta-feira (3) – segurados com finais do benefício 3 e 8

Antes de mais nada, é importante lembrar que os pagamentos da primeira e segunda parcela poderão ter valores diferentes para cada cidadão. Dessa forma, o INSS explica que o primeiro repasse corresponde exatamente a 50% do valor das liberações tradicionais. Por outro lado, o segundo conta com os descontos do Imposto de Renda a alguns segurados.

Preciso solicitar?

Não. De acordo com informações do próprio INSS, não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação para o recebimento da antecipação do 13º salário para segurados. A autarquia explica que o dinheiro é depositado automaticamente.

O depósito acontece exatamente no mesmo local e no mesmo dia agendado para os pagamentos do próprio segurado. Dessa forma, ele recebe o dinheiro da mesma forma que ele recebia naturalmente. As opções de movimentações também seguem as mesmas.

As informações acima são importantes neste momento, pois acredita-se que quadrilhas usem a antecipação para tentar enganar segurados, sobretudo os mais idosos. Assim, é importante não clicar em links maliciosos sobre o tema.

14º salário para aposentados

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Governo Federal decide antecipar os pagamentos do 13º salário para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do programa. A decisão também foi tomada nos anos de 2020 e de 2021.

Normalmente, os pagamentos deste complemento acontecem no segundo semestre do ano, mais precisamente nos meses de novembro e dezembro. Com a antecipação dos repasses para o primeiro semestre, os segurados não contam com nenhum complemento no final do ano.

Na última semana, o Congresso Nacional iniciou uma série de debates sobre projetos que pretendem criar um 14º salário para os segurados. No entanto, as discussões seguem em estágios iniciais. Portanto, ainda não há uma previsão de liberação do segundo complemento este ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.