13º do INSS 2024: pagamento vai ser antecipado? Veja decisão do Governo Federal

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente as últimas notícias sobre o 13º dos aposentados em 2024. O cronograma de pagamento já foi estabelecido e irá ocorrer entre os meses de agosto e novembro. Neste artigo, vamos discutir se haverá antecipação do pagamento, quem tem direito ao décimo terceiro dos aposentados e as datas de pagamento de acordo com o número final do NIS.

Antecipação do décimo terceiro do INSS em 2024

Uma das principais dúvidas dos beneficiários é se o décimo terceiro do INSS em 2024 será antecipado, assim como ocorreu no ano anterior. Em maio de 2023, o presidente Lula emitiu um decreto que adiantou os pagamentos do décimo terceiro dos aposentados, com o objetivo de aquecer a economia através da injeção de R$ 62,6 bilhões. No entanto, de acordo com informações fornecidas pelo INSS ao Valor, não há previsão de antecipação em 2024. Portanto, o planejamento original é realizar os pagamentos das duas parcelas do décimo terceiro nos meses de agosto e novembro.

Quem tem direito ao décimo terceiro dos aposentados?

É importante entender quem tem direito ao décimo terceiro dos aposentados. Os seguintes grupos estão aptos a receber o benefício:

  • Segurados do INSS que durante o ano tenham recebido auxílio por incapacidade temporária;
  • Segurados do auxílio-acidente;
  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Beneficiários da pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Calendário de pagamentos do INSS em 2024

Para saber quando receberão o décimo terceiro, os beneficiários devem consultar o calendário de pagamentos do INSS em 2024. Os depósitos para aqueles que recebem um salário mínimo começaram em janeiro e seguem até fevereiro, de acordo com o número final do NIS. Já para os beneficiários com renda superior ao salário mínimo, os pagamentos iniciarão em agosto. Confira abaixo as datas de pagamento de acordo com o número final do NIS:

Final do NISData de Pagamento
125 de janeiro
226 de janeiro
329 de janeiro
430 de janeiro
531 de janeiro
61º de fevereiro
72 de fevereiro
85 de fevereiro
96 de fevereiro
07 de fevereiro

Aumento do salário mínimo e reajuste do INSS em 2024

Em 2024, o salário mínimo teve um reajuste de 6,97%, passando para o valor de R$ 1.412. Esse valor também é considerado como base para o reajuste do INSS para os aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo. Já para aqueles que recebem acima do salário mínimo, o reajuste foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve um aumento acumulado de 3,71% de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Correção de acordo com a inflação

O 13º do INSS em 2024 seguirá o cronograma de pagamento estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Não haverá antecipação do benefício, como ocorreu no ano anterior. É importante que os beneficiários consultem o calendário de pagamentos do INSS para saberem a data exata em que receberão o décimo terceiro. Vale ressaltar que têm direito ao benefício os aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS que se enquadram nos critérios estabelecidos. O reajuste do INSS foi calculado com base no salário mínimo e no INPC, garantindo assim a correção dos valores de acordo com a inflação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.