11 dicas para se dar bem no seu primeiro dia de trabalho

Você se preparou, elaborou um currículo maravilhoso, passou na entrevista e, finalmente, conseguiu seu emprego!

Começa aquela ansiedade para o primeiro dia, mas eis a questão: como agir no seu primeiro dia de trabalho?

Afinal, serão novas atividades, novos desafios e novos objetivos…

Dá um friozinho na barriga, certo?

Mas fique tranquilo!

Neste post separamos 11 dicas que te ajudarão a se sair bem nesse primeiro dia de trabalho!

Vamos lá?

como se sair bem no seu primeiro dia de trabalho
Como se sair bem no seu primeiro dia de trabalho (Pixabay)

1 – Conheça a empresa

Em primeiro lugar, assim como para a entrevista, é essencial conhecer a empresa.

Assim, entre no site da empresa, leia sua política, sua missão, visão e valores, seu mercado e concorrentes, principais clientes.

Leita tudo o que puder!

2 – Não se atrase!

Parece uma dica óbvia, mas acredite: sem planejamento e organização, pode acontecer!

Portanto, no dia anterior deixe tudo preparado, durma cedo e acorde bem!

Lembre-se: pontualidade é uma característica de valor para qualquer profissional

3 – Tenha cuidado redobrado com sua aparência

Uma terceiro dica é:

Cuide de sua higiene pessoal: cabelo, barba, unhas.

Em uma entrevista publicada pelo Instituto IBC Coaching, José Roberto Marques menciona a importância de cuidar da imagem pessoal no ambiente de trabalho.

No artigo, o autor menciona aquela tão famosa frase “a primeira impressão é a que fica”, e coloca sobre a importância do profissional se vestir de maneira adequada.

Lembre-se que hoje muitas empresas não cobram um vestuário formal de seus colaboradores.

Então se informe bem.

4 – Seja cortês e tenha descrição

Uma dica muito importante é:

Sorria e responda calmamente e com educação.

Evite ficar mexendo no celular.

5 – Deixe claro seu interesse

Você, provavelmente, terá um  “padrinho” que irá orientá-lo sobre a empresa, seu cargo e atividades.

Demonstre interesse quando ele estiver falando.

Busque aprender de forma rápida suas funções e tire todas as dúvidas.

6 – Evite tratamento de intimidade com os colegas

Tenha uma postura profissional!

Não tenha tratamento íntimo com os colegas e a chefia.

Evite termos como: amigo (a), flor, amor, etc.

Chame pelo nome!

7 – Tenha atenção à sua linguagem verbal e corporal

A linguagem verbal deve ser aplicada sem exageros.

Não use gírias e palavrões!

Quanto á linguagem corporal evite adotar uma postura negativa: braços e/ou pernas cruzadas, cabeça baixa, pernas abertas.

Lembre-se que o ambiente é formal e siga um protocolo formal.

8 – Invista em relações profissionais produtivas

Fortaleça seu espírito de equipe e seja colaborativo!

Construa relações de ajuda mútua, com troca de informações e muito apoio!

Lembre-se: todos ali estão trabalhando em prol do objetivo da empresa!

9 – Mantenha distância de rodas de fofoca

Tenha foco no seu trabalho e, literalmente, corra de fofocas!

Não coloque apelidos, não julgue e não seja hostil!

Zele por um ambiente saudável.

10 – Não seja puxa saco

Tenha respeito pelas chefias e lideranças, mas não seja puxa saco.

Trate-os com formalidade!

Mostre-se motivado e deixe claro seu papel, mas não utilize uma relação forçada para tirar vantagens.

11 – Não fique comparando ou criticando

Evite comparar sua nova empresa com a antiga em que trabalhou, ou com alguma outra que tenha interesse.

Não seja um reclamão!

Tenha uma atitude positiva e proativa!

Seja uma pessoa agradável e bem quista!

Concluindo, se você seguir todas as dicas dadas neste post você se sairá muito bem no seu primeiro dia de trabalho e em todos os outros.

Gostou de nossas dicas?

Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.