Whatsapp: Utilizar versões alternativas pode ser perigoso

Embora tenha muitos usuários, o mensageiro possui algumas versões alternativas com funcionalidades inéditas com relação a plataforma original.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil. Embora tenha muitos usuários, o mensageiro possui algumas versões alternativas com funcionalidades inéditas com relação a plataforma original.

Veja também: NOVO golpe do WhatsApp oferece saque em forma de auxílio

Diante disso, muitos usuários passam a acessar essas imitações, como o NS WhatsApp e o WhatsApp GB. Todavia, é preciso estar ciente que essas versões não possuem a mesma segurança oferecida pelo WhatsApp ou pelo WhatsApp Business.

Segundo o empresário Pedro de Almeida, 37 anos, “antes de existir o WhatsApp Business, não havia outra forma de ter um número pessoal e outro empresarial, por isso a gente precisava recorrer a essas ‘gambiarras’ para rodar duas versões diferentes”, explica.

O WhatsApp Business foi lançado em 2018 como uma solução oficial do Facebook/Meta, voltado ao público empresarial. Esta é a única versão adicional do WhatsApp, e certamente ajudou a reduzir o uso de outras versões do aplicativo.

Confira algumas versões alternativas do WhatsApp

Dentre várias opções não autorizadas do WhatsApp, as mais populares são: GBWhatsApp, WhatsApp Plus, WhatsApp Aero e WhatsApp Transparente. Vale ressaltar que por não serem liberadas, não podem ser encontradas em lojas virtuais, como App Store ou Play Store.

Como exemplo, vejamos o que o WhatsApp Plus traz. Entre as vantagens dessa versão, possui um suporte para o envio de fotos com a qualidade original e envio de arquivos grandes (sem a limitação de 100 MB). Além disso é possível ocultar a visualização de mensagens mesmo já lidas, esconder informações sobre atividade, como “gravando áudio” ou “digitando” e deixar apenas o aplicativo em modo “avião”.

Normalmente as versões modificadas só são encontradas para sistemas Android, no entanto, no site desenvolvedor do Plus, há algumas orientações de utilizá-lo em iPhones. Os responsáveis já até mencionaram um sistema de segurança contra o banimento do usuário no WhatsApp original.

Outro exemplo válido de ser citado é o WhatsApp Transparente. Como o nome sugere, ele oferece um design translucido que permite a visualização do que está sob a tela, como papel de parede do mural inicial. Por ter esse diferencial, promete economia de bateria, acesso a mensagens apagadas e suporte aprimorado de figurinhas, temas e emojis.

Riscos de utilizar versões alternativas do WhatsApp

Embora pareça interessante utilizar as modificações do mensageiro, inclusive, diante as vantagens que prometem trazer, pode trazer riscos ao usuário. Antes de qualquer coisa, é válido lembrar que tais aplicações não são autorizadas, logo, não estão aptas para uso.

Além disso, essas versões usam servidores próprios para realizar o envio de mensagens e dados entre os usuários, o que pode possibilitar o acesso indevido por terceiros. Confira alguns riscos trazidos com a utilização inapropriada dessas plataformas:

  • Roubo de informações pessoas: Devido a liberdade das alternativas, criminosos podem se aproveitar e hackear facilmente qualquer conta;
  • Criptografia debilitada: Mesmo que os desenvolvedores defendam a existência de segurança e mecanismos de criptografia, o sistema é bem mais inferior que o do WhatsApp original;
  • Banimento definitivo: Segundo os termos de uso do mensageiro, usar programas modificados pode causar o banimento eterno da conta do usuário;
  • Acesso a mais dados no aparelho: O WhatsApp solicita apenas algumas permissões para operação do aplicativo no dispositivo. As modificações podem pedir um acesso mais ampliado, podendo visualizar dados pessoais, como senhas de aplicativos bancários e outros do mesmo seguimento.

Posto isto, é importante ficar atento ao utilizar as versões alternativas da plataforma de mensagens, pois podem ser prejudiciais. Opte sempre por alternativas mais confiáveis, como o próprio WhatsApp e o WhatsApp Business.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.