WhatsApp: Saiba como funciona o pagamento com cartões de crédito e de débito

Nova função possibilitará a compra de produtos e serviços

Os usuários do WhatsApp poderão, a partir de agora, realizar transações financeiras com cartão de crédito, débito, e pré-pago, através do app. O Banco Central (BC) autorizou a função que possibilita o pagamento utilizando a plataforma. A ferramenta será liberada em 30 dias, tempo indicado para a comunicação dos participantes.

Todavia, até o momento, só era possível utilizar o WhatsApp para a transferência de recursos entre as pessoas, usuárias do aplicativo. De acordo com o BC, o tempo estipulado para a implementação da nova ferramenta, é necessário para que as plataformas de pagamento e os fabricantes de maquininhas de cartão, se adaptem.

Após a Meta, empresa dona do WhatsApp anunciar a nova medida, as bandeiras Mastercard e Visa foram apontadas como participantes do novo serviço. Elas irão funcionar através do aplicativo de conversas e mensagens a partir de 30 dias. O BC afirmou que outras instituições financeiras também devem participar.

Analogamente, a nova função deve permitir uma maior facilidade de pagamento principalmente em relação aos pequenos negócios, que utilizam atualmente o WhatsApp para se comunicarem com seus clientes. Será possível, por exemplo, realizar uma compra e pagá-la diretamente pela plataforma.

Como a nova ferramenta irá funcionar

Uma das facilidades relacionadas à nova função do WhatsApp é a de que o usuário não precisará alternar entre o aplicativo de mensagens e o do banco para enviar o comprovante de pagamento. A princípio, as compras feitas pela plataforma da Meta são compatíveis com cartões de crédito, de débito e pré-pagos.

Os usuários que desejarem utilizar o WhatsApp como uma plataforma de pagamento deverão fazer o cadastro de seu cartão na função Meta Pay. Será preciso clicar na opção “Pagamento” em que o app irá solicitar um valor e redirecionar a pessoa para a criação de uma conta.

Em síntese, os usuários devem aceitar os termos de uso da plataforma, e a partir daí, criar uma senha de seis dígitos. Será preciso incluir o nome, CPF, e um cartão emitido pela instituição financeira escolhida. O banco irá verificar o cartão e enviar um código ao usuário por SMS, e-mail ou pelo seu próprio aplicativo.

Neste caso, o objetivo é evitar que haja o cadastramento de cartões roubados. A senha, ou a biometria através do celular será necessária todas as vezes em que o usuário enviar dinheiro. Todas as informações serão encriptadas. Os comerciantes deverão habilitar suas contas para receber esse tipo de pagamento.

Nova modalidade de pagamento

De acordo com o Banco Central, “não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, débito e pré-pago por meio do WhatsApp. Essa funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários deste aplicativo, autorizada em março de 2021”.

O mercado espera que a nova função esteja disponível aos usuários do WhatsApp a partir do mês de abril. Espera-se que a ferramenta impulsione não apenas as vendas e as transações comerciais através do app, mas também as transferências financeiras entre pessoas físicas que não tiveram sucesso por conta do PIX.

Através da nova modalidade, será possível realizar o pagamento de produtos e serviços através do WhatsApp. Desse modo, não há impedimentos regulatórios para a realização de compras, e os usuários de cartões de crédito, débito e pré-pago poderão utilizá-los sem maiores problemas, em seu dia a dia.

Podemos destacar as empresas credenciadoras da Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede, que poderão utilizar o sistema de pagamento com cartões de crédito e débito da Mastercard e da Visa. O Banco Central havia demandado a ampliação de instituições financeiras para liberar o serviço do WhatsApp.

Pagamento pelo WhatsApp

O banco Central já habilitou os bancos Itaú, Santander, Inter e BTG Pactual para serem incluídos no grupo de instituições financeiras a participar da nova modalidade de pagamento. Dessa maneira, em poucos meses os usuários terão a oportunidade de fazer compras e transferências financeiras utilizando a plataforma.

Em conclusão, o WhatsApp é o aplicativo de conversas e mensagens mais utilizado em todo o mundo. Ele vem se transformando ao longo do tempo oferecendo seu serviço não apenas a pessoas físicas, mas também a empresas, de várias maneiras. Agora, ele oferece a seus usuários a possibilidade do pagamento de produtos e serviços. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.