Banco do Brasil: veja como pagar empréstimos com Pix no Open Finance

Não é de hoje que muitos brasileiros acabam com problemas financeiros e buscam empréstimos para emergências. Pensando nisso, o Banco do Brasil está oferecendo aos seus clientes a possibilidade de realizar empréstimos através do Pix.

De acordo com informações disponibilizadas pela instituição financeira, todo o procedimento é realizado na plataforma do BB, sem que haja a necessidade de transações em diferentes aplicativos.

Como resultado, a instituição tornou-se o primeiro banco a adotar a opção de pagamento de parcelas vencidas por meio do Pix Open Finance, função originadora de transações de pagamento que utiliza dados compartilhados entre diversas instituições financeiras.

Como funciona a novidade do Banco do Brasil?

Todo o processo é feito no app do Banco do Brasil. O cliente seleciona o empréstimo e as parcelas que deseja pagar com recursos de outros bancos. Em seguida, na mesma sessão de atendimento, selecione uma das instituições autorizadas para a qual deseja debitar a parcela e enviar automaticamente para o ambiente da instituição selecionada.

Para pagar com o Pix Open Finance, o cliente não precisa compartilhar dados com o Banco do Brasil. Nesse caso, a autorização é específica para cada operação de pagamento, esclareceu a agência.

Open Finance e Iniciação de Pagamentos

O Banco Central regulamenta os Serviços de Iniciação de Pagamentos no Brasil, permitindo que empresas (financeiras ou não) iniciem uma transação financeira de forma independente.

Em outras palavras, isso significa ter a possibilidade de realizar uma transferência dentro de um aplicativo de mensagens, iniciando a transação na própria conversa, onde o processamento de pagamentos ocorre entre instituições financeiras, pelo chamado Iniciador de Transação de Pagamento ou ITP.

Outra vantagem do ITP é que ele permite que consumidores ou empresas debitem sua conta diretamente no site, ou aplicativo do destinatário, sem precisar entrar no aplicativo do banco para concluir a transação.

Além disso, o compartilhamento de dados, fornecido pelo Open Finance, simplifica o pagamento ou a transferência de fundos ao combinar os canais digitais com as instituições titulares das contas.

Banco do Brasil e benefícios do novo procedimento

Com intuito de simplificar a experiência do cliente, o ITP visa reduzir custos ao diminuir as etapas envolvidas nos pagamentos digitais. Além disso, o processo também tende a reduzir o abandono de compras no e-commerce, já que o pagamento é instantâneo e sem atrito.

Notadamente, a jornada de compra otimizada, com verificação da transação diretamente pela interface do aplicativo do Banco do Brasil, consegue reduzir também a possibilidade de fraudes.

É seguro usar o ITP?

Os ITPs são sempre iniciados por instituições aprovadas e regulamentadas pelo Banco Central e transferem os clientes para suas contas bancárias para verificação de identidade. Por exemplo, correntistas do Banco do Brasil serão direcionados a fazer login no aplicativo BB, tendo assim toda a segurança já presente no canal.

Assim, qualquer empresa que queira utilizar o ITP pode contratar entidades conveniadas ao Bacen para a prestação de serviços. Em suma, para melhorar a experiência de seus clientes, o Banco do Brasil tem em vista facilitar a obtenção de recursos de outras instituições, seja para fazer uma solicitação, contratar um serviço, quitar uma dívida ou até mesmo creditar em sua conta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.