WhatsApp planeja mudar aba de Status no iPhone

Novidade em teste traz Canais para a aba de Status, permitindo que os usuários possam ter acesso a informações de empresas ou grupos

O WhatsApp está mudando algumas coisas no seu aplicativo para iOS, sistema usado pelos aparelhos iPhone. A atualização 23.8.0.75 da versão beta do app mostra que a aba de Status mudou de nome para “Updates” (atualizações, em tradução livre) e inclui uma nova funcionalidade: os Canais. 

Um Canal do WhatsApp é uma ferramenta ainda em desenvolvimento que complementa a aba Comunidades. A ideia é que ela sirva como uma newsletter, ou seja, que usuários assinem um canal para receber informações de grupos e empresas que lhes interessem.

LEIA MAIS: A NOVA MUDANÇA para quem tem o Whatsapp no celular Android que deixou todo mundo surpreso

O Canal é uma funcionalidade privada, onde os números de telefone e as informações do usuário que ingressam em um canal são sempre mantidos ocultos. No entanto, as mensagens recebidas em um canal não são criptografadas de ponta a ponta, pois uma mesma mensagem é enviada para todos que assinaram o Canal. Isso, no entanto, não deve ser fonte de preocupação, porque não vai influenciar nas conversas do app. 

Como essa é uma extensão opcional de mensagens privadas e não gira para uma rede social pública, as pessoas sempre têm controle sobre quais canais desejam se inscrever e ninguém mais pode ver quem elas seguem, independentemente de terem adicionado como contatos ou não. 

Além disso, as pessoas não se inscreverão automaticamente nos canais, pois não há recomendações algorítmicas ou gráficos sociais enviando conteúdo para usuários que eles não escolheram ver. 

Os canais também suportam identificadores, para que os usuários possam pesquisar um canal específico do WhatsApp simplesmente digitando seu nome de usuário no WhatsApp. Esse recurso foi projetado para melhorar a acessibilidade dos canais, tornando mais fácil para os usuários obterem as atualizações de sua preferência. 

Novidades para os grupos 

Outra novidade que vem sendo testada é uma configuração que ajuda os administradores a gerenciar grupo. Com esse recurso, os administradores podem decidir como a aprovação funciona para novos membros e garantir que apenas aqueles desejados sejam adicionados ao grupo. A novidade foi divulgada pelo site WABetaInfo, que teve acesso à atualização 23.5.0.74 para o WhatsApp beta de iOS. 

Quando esse recurso está ativado, novos membros devem ser aprovados por um administrador de grupo antes de poderem ingressar, mesmo que tenham usado um link de convite de grupo, revisando a seção “Participantes pendentes”. Quando o recurso está desativado, qualquer pessoa pode ingressar em um grupo usando um link de convite sem enviar uma solicitação privada ao administrador. 

No passado, esse era um problema sério para os administradores da comunidade, pois poderia levar a mensagens de spam solicitando que o administrador da comunidade fosse adicionado ao subgrupo.  

O changelog da atualização ainda menciona novos recursos de grupos e a capacidade de criar seus próprios adesivos personalizados, mas menciona que o recurso para gerenciar a entrada em grupos está disponível. No entanto, o WABetaInfo confirmou que isso está sendo lançado para os usuários na versão estável do aplicativo, mas você só um administrador de grupo pode vê-lo. 

Encaminhar mensagens com legenda 

Algo que já vem sendo experimentado por alguns usuários é a capacidade de editar o texto ao encaminhar algum tipo de mídia (foto, vídeos, entre outros). Com o lançamento da atualização 23.8.0.74 do WhatsApp beta para iOS, alguns beta testers agora podem incluir contexto adicional à imagem encaminhada adicionando uma nova mensagem, caso não gostem da legenda atual. 

Depois de remover a legenda atual do item encaminhado, a nova descrição será enviada como uma mensagem separada para que todos na conversa saibam que não pertence à mensagem original. 

Esse recurso permite que os usuários forneçam contexto e clareza adicionais à mídia encaminhada: se alguém encaminhar uma imagem ou vídeo para um bate-papo, agora pode removê-lo e enviar sua própria descrição ou o porquê achou interessante. Esse recurso pode ajudar a reduzir mal-entendidos e interpretações errôneas e facilitar o entendimento de outras pessoas sobre o que é a mídia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.