Geografia: assuntos que podem ser cobrados pelo ENEM 2023

Todos nós sabemos que a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, aborda diversas questões de geografia. Elas são cobradas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, no primeiro dia de aplicação do exame.

Porém, a disciplina de geografia é longa e cheia de detalhes, o que torna difícil o seu estudo por completo. Assim, para te ajudar a estudar de forma eficiente para o ENEM 2023, o artigo de hoje separou um resumo com assuntos de geografia que podem ser cobrados pelo ENEM. Confira!

Globalização

O termo “globalização” foi criado para denominar um fenômeno histórico marcado por constantes transformações provocadas pelo sistema capitalista desde o seu surgimento no século XV.

Contudo, o termo é particularmente usado para se referir ao momento vivido atualmente, com a consolidação do capitalismo em um estágio avançado e a diminuição das barreiras de comunicação, econômicas e políticas entre as nações. É fundamental que você entenda como a globalização afeta o mundo atual.

Problemas ambientais

Os problemas que afetam o meio ambiente são abordados com frequência pelas questões de geografia do ENEM e é muito provável que eles apareçam também na próxima edição do exame.

Os problemas ambientais são cobrados especialmente em relação aos impactos gerados pelos mesmos na atualidades. Podemos citar, por exemplo, as consequências do efeito estufa e da erosão dos solos.

Dessa maneira, é importante que você estude o papel do homem dentro do avanço dos problemas que afetam a Terra, especialmente em relação aos fenômenos de urbanização e de industrialização, outros temas também muito cobrados.

Os climas

Os principais elementos de cada clima, tanto aqueles mundiais como os brasileiros, são abordados frequentemente pelas questões de geografia do ENEM.

É fundamental que você entenda a definição de clima, como diferentes característica afetam os climas de lugares diferentes do planeta e qual a relação entre clima e tempo.

Ainda, é importante que você entenda as mudanças no clima provocadas por fenômenos da natureza e por problemas ambientais, como o aquecimento global.

A industrialização no Brasil

O processo de industrialização do Brasil é abordado com frequência pelas questões do ENEM e pode aparecer também na próxima edição da prova. O fenômeno teve início por volta do ano de 1780 e se prolongou até a segunda metade do século XX, com o início do período de desindustrialização.

A industrialização brasileira é caracterizada em quatro fases distintas e esteve em grande parte vinculada à produção de café. É importante que você entenda cada uma delas para a prova do ENEM.

A urbanização

O fenômeno da urbanização, tanto no Brasil como em outros países do mundo, é frequentemente abordado pela prova de geografia do ENEM.

A urbanização é marcada pelo crescimento da população urbana, ao contrário do que acontece com a população das zonas rurais. Ainda, o fenômeno está também relacionado ao aumento da concentração urbana e ao desenvolvimento dos grandes centros urbanos.

Quais são os assuntos de geografia mais cobrados pelo ENEM?

Além dos tópicos que mencionamos, existem outros temas que você não pode deixar de estudar para o ENEM, uma vez que eles são cobrados com muita frequência pelas questões de geografia. Confia quais são eles a seguir:

  • Problemas urbanos;
  • Biomas;
  • Blocos econômicos;
  • Fases do capitalismo;
  • Geopolítica;
  • Migrações internacionais;
  • Cartografia;
  • Geografia física do Brasil

Utilize o resumo que separamos para você para direcionar os seus estudos e garantir uma boa pontuação na prova do ENEM 2023.

ENEM 2023: cronograma e provas

As inscrições para o ENEM 2023 poderão ser realizadas a partir do dia 5 de junho de 2023 e os candidatos terão a oportunidade de se inscrever até o dia 16 do mesmo mês.

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Confira a divisão a seguir:

  • 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
  • 12 de novembro,  das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.