WhatsApp não funcionará NESTES aparelhos a partir de hoje; veja se o seu celular está na lista

O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, anunciou recentemente o fim da compatibilidade com o sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean). Essa mudança, que entrou em vigor nesta terça-feira (24), significa que os dispositivos que ainda estão nessa versão não receberão mais atualizações do aplicativo e não poderão mais utilizá-lo.

A Mudança no Suporte do WhatsApp

A partir de agora, somente os dispositivos com Android 5.0 (Lollipop) ou versões mais recentes poderão utilizar o WhatsApp. Isso se deve a uma varredura anual realizada pela empresa para identificar os softwares Android e iOS mais antigos e menos utilizados. Com base nessa análise, o WhatsApp pode deixar de receber atualizações de segurança, o que pode comprometer a experiência dos usuários.

Segundo a empresa, a falta de atualizações de segurança pode resultar em problemas, uma vez que correções de falhas são constantemente implementadas em qualquer dispositivo. Além disso, os celulares mais antigos podem não ter a funcionalidade necessária para executar o WhatsApp de maneira eficiente.

“Esses celulares podem não ter as atualizações de segurança mais recentes ou podem não ter a funcionalidade necessária para executar o WhatsApp”, explicou a empresa.

Por que o WhatsApp está fazendo isso?

O WhatsApp é uma empresa que está sempre em busca de melhorias e atualizações para fornecer aos usuários a melhor experiência possível. Com o avanço da tecnologia e o lançamento de novos recursos, é inevitável que, em algum momento, seja necessário deixar de oferecer suporte a dispositivos mais antigos. Isso ocorre porque esses dispositivos podem não ter as atualizações de segurança mais recentes ou podem não ter a capacidade de executar as funcionalidades mais recentes do WhatsApp.

É importante ressaltar que essa mudança afeta apenas os dispositivos Android com versões anteriores ao Android 5.0 (Lollipop). Portanto, se você possui um celular Android mais recente, não precisa se preocupar, pois seu aparelho continuará a ser compatível com o WhatsApp.

Notificação aos Usuários

O WhatsApp informou que notificará os usuários com antecedência sobre o fim da compatibilidade com o Android 4.1. Antes de interromper o suporte a um sistema operacional, o aplicativo exibirá uma notificação diretamente para os usuários. Além disso, serão apresentados lembretes solicitando que o sistema seja atualizado.

Dispositivos Afetados

Confira abaixo a lista de smartphones que não serão mais compatíveis com o WhatsApp a partir de agora:

  • Samsung Galaxy SIII
  • Samsung Galaxy Pocket 2
  • Samsung Galaxy Young 2
  • Motorola RAZR HD
  • Motorola RAZR D1
  • Motorola D3
  • Motorola RAZR
  • LG Joy
  • LG L35
  • LG F60
  • LG G Flex
  • LG Optimus
  • Samsung Galaxy J1
  • Sony Xperia E4
  • Sony Xperia E3
  • Sony Xperia E1

“Aparelhos com sistema iOS 12 ou superior continuam com o WhatsApp disponível”, ressaltou a empresa.

Verificando a Versão do Android

Para descobrir a versão do Android em seu celular, o processo pode variar de acordo com o fabricante. A seguir, apresentamos o passo a passo para verificar a versão do Android em dispositivos Samsung e Motorola:

Samsung

  1. Abra as “Configurações” do seu celular;
  2. Clique em “Sobre o telefone”;
  3. Em seguida, selecione “Informações do software”;
  4. Procure pela opção “Versão Android”.

Motorola

  1. Acesse as “Configurações” do celular;
  2. Selecione a opção “Sistema”;
  3. Em seguida, clique em “Sobre o dispositivo”;
  4. Busque pela opção “Versão Android”.

Outros Dispositivos Compatíveis

Além dos dispositivos com sistema Android 5.0 (Lollipop) ou superior, o WhatsApp continuará funcionando em dispositivos iOS com iOS 12 ou versões mais recentes. Além disso, aparelhos com KaiOS 2.5.0 ou posterior, incluindo JioPhone e JioPhone 2, também continuarão recebendo atualizações do WhatsApp.

Compatibilidade

O WhatsApp encerrou a compatibilidade com o sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean), o que significa que os dispositivos que ainda estão nessa versão não poderão mais utilizar o aplicativo. Essa mudança ocorre devido à varredura anual realizada pela empresa para identificar os softwares mais antigos e menos utilizados. A falta de atualizações de segurança e a falta de funcionalidades podem comprometer a experiência dos usuários. Portanto, é importante verificar a versão do Android em seu celular e atualizá-lo, se necessário, para continuar utilizando o WhatsApp sem problemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.