WhatsApp choca brasileiros e vai deixar de exigir número de telefone

Usuáiros poderão cadastrar seus contatos facilmente

O aplicativo de mensagens WhatsApp tem nos últimos anos apresentado a seus usuários inúmeras ferramentas com o intuito de melhorar a sua experiência, privacidade e segurança. Todavia, a Meta, responsável pelo app, está lançando mais uma nova função, que permite a identificação do contato, por meio do seu username.

A ferramenta ainda está em desenvolvimento, e, caso passe da fase de testes do aplicativo, irá acabar com a necessidade de se ter o número do telefone dos contatos que queiram trocar mensagens. Com essa nova função, será possível cadastrar o username do contato, como seu nome ou apelido, por exemplo, para conversar.

A nova função apresentada pelo WhatsApp irá facilitar a vida de muitas pessoas, visto que o usuário poderá cadastrar um contato sem precisar inserir seu número de telefone no aparelho celular. Deve-se observar que esse usernames são diferenciados, dois usuários não podem ter o mesmo.

Desse modo, no momento em que a nova função do WhatsApp estiver disponível, os usuários devem correr para cadastrar seu usernames, a fim de garantir que nenhuma outra pessoa utilize o mesmo. Vale ressaltar que as pessoas que utilizam o WhatsApp Beta, com a atualização 2.23.11.15 já têm o acesso a ferramenta.

Funções secretas do WhatsApp

Mesmo com o WhatsApp sendo o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, muitas pessoas não conhecem algumas de suas funcionalidades. Estas ferramentas podem ser bastante úteis no dia a dia. As funções são relacionadas a segurança, facilidade na utilização do app, ou ainda, garantem uma maior privacidade.

1 – Restrição para grupos do WhatsApp

Essa é uma função que possibilita ao usuário escolher os contatos permitidos em seu grupo do WhatsApp. Para habilitar a ferramenta, é preciso ir em Configurações, e selecionar “Privacidade”. Na tela, deve-se acessar o Grupos e definir entre as opções Todos, Meus Contatos, exceto, etc, escolhendo quem deve participar.

O usuário que escolher a opção “Todos” não irá restringir nenhuma pessoa para participar do grupo. Em síntese, ao ativar a configuração, quando um outro contato tentar adicionar o grupo em seu perfil, ele receberá um link de mensagem privada. Neste momento, é possível aceitar ou não a participação do contato.

2 – Marcar uma conversa para ler em outro momento

Essa é uma ótima função do WhatsApp para quem esquece de responder as mensagens dos contatos no aplicativo. Através dela é possível marcar a conversa através de um selo, que lembra a pessoa de retornar mais tarde ao chat. Aliás, a ferramenta é parecida com o “marcar como não lido”, do Gmail, do Google.

Normalmente ao ler uma mensagem no chat, aparece uma bolinha colorida que identifica o acesso à mensagem. Dessa forma, pode-se fazer com que essa marca retorne ao clicar e segurar a conversa escolhida, que deseja responder em outro momento, selecionando “Marcar como não lida”. Enfim, a bolinha então irá reaparecer na tela do usuário do aplicativo de mensagens.

3 – Mensagens temporárias

Essa função de apagar mensagens temporárias pode ser bastante útil para quem tem o costume de apagar as conversas do WhatsApp. Ademais, para utilizar a ferramenta, deve-se escolher uma conversa, selecionar os três pontinhos que ficam no canto superior da tela e então, selecionar Mensagens temporárias.

Irá aparecer na tela uma nova aba de opções, onde é possível selecionar o tempo em que a mensagem estará disponível. Pode-se escolher entre 24 horas, 7 dias ou ainda 90 dias. É possível desabilitar a função a qualquer momento. Depois do prazo estipulado, as mensagens escolhidas na conversa serão apagadas do WhatsApp.

4 – Biometria no WhatsApp

Essa é uma ótima ferramenta que permite aos usuários do WhatsApp terem uma maior privacidade. É um bloqueio que fica na entrada do aplicativo, parecido com o da tela do aparelho celular. Em suma, para colocar a biometria no app, deve-se ir em “Configurações”, em “Privacidade”, e então, selecionar “Bloqueio de tela”.

Em conclusão, irá abrir uma nova página, onde o usuário deve habilitar ou não a opção. Ele precisará então seguir um passo a passo que o aplicativo deverá indicar. Desse modo, o usuário poderá salvar o modo de segurança, escolhendo entre as opções de biometria disponíveis, como, por exemplo, identificação digital ou facial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.