Dicas para voltar à rotina de trabalho após férias – Prepare-se desde já!

Nem sempre é fácil voltar à rotina de trabalho após férias, não é à toa que, inclusive, algumas pessoas falam da “depressão pós-férias”. Afinal, desconectar do trabalho por alguns dias e relaxar é algo muito agradável, mas restabelecer o ritmo ativo, às vezes, pode ser difícil.

Porém, isso não quer dizer que o retorno ao trabalho precisa ser um sofrimento, não é mesmo? Existem medidas que podem ajudar na hora de melhorar esse retorno e garantir que você se sinta mais bem preparado para esse momento. Vejamos a seguir!

Como voltar à rotina de trabalho após férias?

Não existe segredo ou fórmula para voltar à rotina de trabalho após férias, o que existe é organização e, claro, paciência. Paciência para se conectar com o trabalho novamente e paciência para se sentir mais ativo à medida que o tempo passa.

Em paralelo a isso, existem ações que podem contribuir para isso. Vejamos:

1. Tire um momento para visualizar todas as pendências

Quando retornar ao trabalho, evite executar alguma tarefa no primeiro minuto do dia. Reserve um tempo para conseguir visualizar tudo o que está pendente.

Passar um pente fino nas pendências pode ajudá-lo a ter uma visão mais clara de como será a rotina no retorno.

2. Crie uma lista de tarefas para as primeiras semanas

Com base nas pendências que você acabou de visualizar, crie uma lista de tarefas para as primeiras semanas, por exemplo, para as duas primeiras. Desse modo, você já terá um passo a passo do que fazer nos próximos dias, o que facilita na hora de voltar à rotina de trabalho após férias.

3. Estabeleça prazos para o que deve ser executado

Além de ter uma lista de tarefas que poderá ser seguida nas próximas semanas, não se esqueça de estabelecer prazos para o que deve ser feito. Isto é, evite deixar as demandas apenas em forma de lista, sem critério de prioridade e de prazo, ok?

4. Comunique-se com os seus colegas

Para voltar à rotina de trabalho após férias, também é interessante retomar o contato com os colegas. Que tal chamá-los para um café? Você pode trocar ideias, falar sobre as férias, sobre os planos para os próximos meses de trabalho, e assim por diante.

5. Faça um plano de metas e objetivos para você

Um bom plano de metas e objetivos no trabalho pode servir de fonte de inspiração na hora de retomar o ritmo. Afinal, você terá um propósito para determinadas demandas, o que pode instigá-lo a enfrentar o desafio de se reconectar com a rotina.

6. Retome algum estudo que o aproxime do trabalho

Se você quer voltar à rotina de trabalho após férias com mais facilidade, considere também retomar alguns estudos que o aproximem da sua atividade laboral. Tem algum curso que ficou estagnado no último ano? Ele pode ajudá-lo a se sentir mais motivado e pronto para novos desafios, afinal, quando aprendemos algo novo, tendencialmente desejamos colocar em prática, não é?

Desejamos a você um retorno agradável ao trabalho. Até mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.