Volkswagen faz testes de caminhão autônomo em lavouras de SP

Volkswagen faz testes de caminhão autônomo em lavouras de cana-de-açúcar

Caminhão autônomo vai dar maior eficiência para lavouras, garantindo precisão para não estragar colheita

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está testando um caminhão autônomo em lavouras de cana-de-açúcar no interior do estado de São Paulo. O veículo, um Constellation 31.280 8×4 vai atuar junto às colhedoras no campo e é capaz de trafegar sem necessidade de interferência direta do condutor. A ideia é aumentar a eficiência da operação, já que, em teoria, um sistema autônomo é capaz de garantir uma direção mais precisa à operação.

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A tecnologia embarcada desenvolvida pelos engenheiros da VWCO permite que o caminhão, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres, propiciando máxima precisão, eficiência e segurança durante todas as etapas da operação.  

Caminhão autônomo
Caminhão autônomo da Volkswagen já está atuando em lavouras (foto: divulgação).

Para isso, o veículo conta com uma direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada. Além da caixa de direção com assistência elétrica, está equipado com um avançado sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK). Esse sistema consegue identificar sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 centímetros e com variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana. 

O controle da velocidade de cruzeiro, também conhecido como piloto automático, é outra das soluções utilizadas para a segurança e precisão na operação. O sistema determina e mantém a velocidade a ser cumprida na atividade, permitindo também ao motorista alterar através de teclas os valores de velocidade para mais ou para menos. Mesmo com o modo de condução autônoma ativado, o motorista tem o domínio de tudo: a qualquer momento, pode desativar a condução autônoma e assumir novamente o controle do veículo. 

Veículo produzido por brasileiros  

O desenvolvimento das soluções contou com a expertise do time de engenharia do centro de pesquisa e desenvolvimento da VWCO em Resende (RJ). A equipe foi responsável por: 

  • Integrar os sistemas de automação; 
  • Desenvolver o software e módulos de controle, além da direção eletricamente assistida; 
  • Criar a suspensão reforçada; 
  • Disponibilizar à cabine novos itens como banco com cinto integrado e bancos de fácil limpeza. 

A equipe também desenvolveu um diferencial do caminhão autônomo da Volkswagen: o sistema de câmeras que substituem os retrovisores tradicionais, oferecendo uma visão 360° ao redor do veículo, além de maior visibilidade durante a operação noturna.  

O desenvolvimento contou também com as parcerias das empresas Raven para o sistema de geoposicionamento e da BMB para customização do veículo para aplicação na colheita da cana-de-açúcar, além de novas soluções como os eixos de bitola larga de 3 metros. 

A VWCO ainda diz que a navegação e ajustes do sistema autônomo estão dispostos de forma prática e ergonômica ao motorista dentro da cabine, oferecendo uma interface intuitiva e simples ao operador, para que ele possa extrair o máximo de produtividade do veículos na operação. 

Sob medida para a operação canavieira 

O caminhão autônomo Constellation 31.280 8×4 vai atuar juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a nos veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas. 

O sistema de navegação autônoma, com precisão de 2,5 cm aliado aos eixos de bitola larga de três metros, asseguram um menor dano às mudas, pois conseguem dar maior precisão à operação de colheita respeitando o distanciamento de linhas e evitando o esmagamento pelos pneus das linhas onde as mudas se encontram. 

Os eixos dianteiros contam com capacidade de 8 toneladas, aliados a eixos traseiros de 13 toneladas com redução no cubo, e totalizam um Peso Bruto Total (PBT) de 42 toneladas, contando ainda com pneus de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração. 

Eixos de bitola larga de três metros, aliados à suspensão reforçada e ajustados para este tipo de operação, asseguram maior estabilidade lateral do veículo em todas as condições. O sistema de tração 8×4, junto com o motor D08 de 280 cv com transmissão automatizada de 12 velocidades, garantem alta performance em qualquer terreno, segundo a VWCO, além de conferir maior conforto ao motorista, disponibilidade e durabilidade dos componentes do sistema de trem de força.

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