Você tem influência no trabalho?

Você tem influência no trabalho? Já parou para pensar sobre isso?

A influência pode ser muito positiva no campo profissional. Afinal, por meio dela é possível construir laços mais fortes e impulsionar projetos mais significativos.

Além disso, a influência enriquece a nossa imagem profissional, nos impulsionando para novos desafios, conquistas, etc.

Mas como saber se você tem influência no trabalho? E ainda, como desenvolver essa influência?

Respondemos a essas e outras perguntas ao longo deste texto. Acompanhe-nos!

Você tem influência no trabalho? Faça essa reflexão

A influência no trabalho nada mais é do que a sua capacidade de fazer com que as outras pessoas se engajem nas suas ideias e propostas.

Sabe quando você dá uma ideia e os seus colegas acatam e se empolgam com o novo plano? A influência é mais ou menos assim!

Afinal, os seus colegas percebem que você sabe o que está fazendo e falando, e confiam no seu trabalho colocando em prática exatamente o que você mencionou.

Como desenvolver a influência no trabalho?

Vamos supor que você fez a análise acima, mas percebeu que você não tem influência no trabalho. Como desenvolver nesse tipo de situação?

Existem algumas ações e formas de se comportar que podem ajudar nessa tarefa. Veja:

1. Conheça as pessoas e permita que elas conheçam você – isso ajuda a criar vínculos

Comece a se aproximar mais dos seus colegas ou liderados. Conheça-os, converse, fale sobre você, etc. Não fique parecendo uma pessoa que força amizade, longe disso! Mas sim, esteja aberto para construir relações e criar vínculos, tudo de maneira natural.

Só que para que esses vínculos sejam verdadeiramente criados, é preciso que você abra a mente e comece a escutar mais as outras pessoas, ao mesmo tempo em que aprende a falar sobre você.

Além disso, lembre-se de que você não precisa ser o “chato” que só fala de trabalho o tempo todo. Nos momentos de descanso e pausa, você pode conversar sobre assuntos interessantes e diferentes do ambiente de trabalho.

2. Aprenda a se comunicar adequadamente

E por falar em conversar e falar, lembre-se de desenvolver a sua capacidade de comunicação. Para isso, é fundamental considerar:

  • A sua postura;
  • Tom de voz;
  • A forma como você gesticula;
  • As palavras usadas – de acordo com o contexto;
  • A objetividade do que é falado;
  • O roteiro da sua fala;
  • E assim por diante.

Você pode fazer cursos de comunicação e oratória para se desenvolver dessa forma.

3. Estude profundamente sobre os temas que quer ser influente

Você tem influência no trabalho? Não? Mas… Quer ser influente com relação ao que, exatamente?

Saiba quais tipos de assunto você deseja dominar e estude-os profundamente! Afinal, o conhecimento é uma das chaves da influência.

4. Saiba escutar as outras pessoas

Por fim, não se esqueça de escutar as pessoas que convivem com você. Pois assim você também absorve conhecimentos, pontos de vista e estilos de vida. E tudo isso pode lhe ajudar a ter um discurso mais alinhado e que ajude os outros a pensarem diferente em algumas circunstâncias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.