Você se estressa com facilidade? Veja como lidar com isso

Se você se estressa com facilidade, sabe o quanto isso pode atrapalhar a rotina e até mesmo os seus resultados. Por isso, no conteúdo de hoje nós priorizamos alguns apontamentos sobre o assunto, a fim de lhe ajudar a lidar com esse tipo de situação, para assim ter mais qualidade de vida e bem-estar. Acompanhe.

Você se estressa com facilidade?

Você se estressa com facilidade? Percebe que, por menor que seja o gatilho, a sensação de estresse é tão grande, a ponto de atrapalhar as suas ações? Bem, se isso acontece, talvez seja o momento de tomar algumas atitudes diante desse assunto.

A aceleração cotidiana pode sim ser a mola propulsora do estresse excessivo, mas não é só isso. Questões emocionais, problemas pessoais, angústias e frustrações também formam uma “receita” para o estresse.

Por isso, comece a analisar a sua rotina. Avalie quais são as situações estressoras e atente-se para as nossas dicas:

A psicoterapia pode lhe ajudar a lidar com essa situação

O auxílio do psicólogo é muito importante diante disso. Se você se estressa com facilidade, sabe o quanto a sensação de irritabilidade e descontrole pode ser desgastante. Aqui, a visão de um profissional pode ser muito valiosa.

Na psicoterapia você poderá conversar sobre os seus estresses cotidianos, entendendo a mensagem que está por detrás dessa “irritação”. Afinal, o estresse pode ser apenas a “ponta” do problema, e não a causa, de fato.

Logo, será possível avaliar quais medidas podem ser tomadas e quais ações poderão lhe ajudar no resgate do equilíbrio emocional.

Procure afastar-se dos gatilhos estressores, para não causar a irritabilidade extrema

Quando você sentir que está estressado, procure afastar-se dos gatilhos que podem ser irritantes. Isso pode lhe ajudar a ter uma visão mais racional da situação.

Afinal, à medida que você se sente estressado com algo, torna-se difícil concluir a ação de maneira racional e equilibrada. Por isso, o melhor é se afastar por alguns minutos, se tranquilizar, e somente depois disso voltar à atividade.

Conversar sobre o assunto pode ser uma boa saída

Não guarde as suas angústias e os seus anseios. Se você se estressa com facilidade, pode ser um indicativo de que algo, na sua mente e no seu “coração” (entenda coração no sentido figurado, de sentimento), não estão sendo trabalhadas. Falar sobre o assunto pode ajudar muito.

É claro que você não precisa abrir os seus problemas para qualquer pessoa… Mas, conversar com quem você confia pode lhe ajudar a ter uma nova visão sobre a situação; alivia a tensão de “guardar” o problema; e lhe dá novas perspectivas sobre o caso.

Atente-se para a sobrecarga de tarefas e trabalhos

Às vezes, você se estressa com facilidade pois está vivendo o que chamamos de “estafa mental”. Isto é, o excesso de trabalho e de obrigações acaba gerando uma sobrecarga física e emocional, capaz de causar estresse, ansiedade, entre outros efeitos.

Considerando isso, avalie a sua rotina e veja se ela está bem distribuída e equilibrada. Caso não esteja, considere remodelar o seu plano de ação no trabalho e nos estudos, por exemplo. Assim você conseguirá criar um dia a dia mais saudável para a sua saúde mental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.