Você sabia? Já é possível fazer PIX com cartão de crédito! Saiba como utilizar

A integração do PIX com cartão de crédito é uma promissora modalidade destinada a simplificar o processo de pagamento em situações em que a pessoa se encontra sem dinheiro disponível imediatamente.

Embora ainda não tenha sido oficialmente lançada, essa inovadora funcionalidade está no foco de atenção dos principais bancos do país, e já está disponível em alguns deles.

Nos últimos meses, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, tem compartilhado suas visões e planos para expandir as capacidades da transação instantânea, sinalizando que a integração com cartões de crédito pode se tornar uma realidade em breve para todos.

Assim, o aprimoramento do PIX com cartão de crédito promete trazer mais versatilidade e agilidade às transações cotidianas, alinhando-se com a evolução constante do setor financeiro.

Para oferecer uma compreensão completa sobre esse serviço em desenvolvimento, preparamos um texto detalhado que aborda todos os aspectos relevantes. Portanto, não deixe de conferir!

Entenda melhor sobre o funcionamento do PIX com cartão de crédito

PIX
PIX com cartão de crédito já está sendo disponibilizado por algumas instituições financeiras. Imagem: CNN Brasil.

O PIX com cartão de crédito oferece uma experiência semelhante a uma transação comum no cartão de crédito. Isto é, se trata de uma proposta de maior conveniência e com flexibilidade nos pagamentos.

Dessa forma, ao invés de efetuar o débito imediato na conta, o valor gasto por meio do PIX é registrado na fatura mensal do cartão e pode ser parcelado em até 12 vezes.

Essa modalidade permite que você utilize o limite do seu cartão de crédito para efetuar pagamentos via PIX, seja para transações com pessoas físicas ou jurídicas, incluindo empresas.

Entretanto, é importante ressaltar que o PIX com cartão de crédito não é um serviço gratuito, ao contrário da modalidade padrão desse método de pagamento.

Logo, quando se opta por essa alternativa, o usuário está sujeito ao pagamento de juros e taxas estipuladas pela instituição financeira responsável, variando de acordo com cada uma delas.

Essas cobranças são conhecidas como taxa de serviço. Vale destacar ainda que o destinatário do pagamento recebe o valor integral de forma instantânea.

Logo, a principal mudança ocorre do lado de quem paga, sendo fundamental estar atento ao potencial endividamento, uma vez que o desconto é realizado diretamente na fatura do cartão de crédito.

Portanto, antes de utilizar o PIX com cartão de crédito, é recomendável verificar as condições e tarifas aplicadas pela instituição financeira para garantir uma utilização consciente e adequada dessa modalidade de pagamento

Você pode se interessar em ler também:

Regulamentação da modalidade dessa modalidade de pagamento

Como mencionamos anteriormente, apesar da popularidade crescente do PIX como forma de transferência instantânea, a integração do serviço com cartões de crédito ainda não é regulamentada.

Por conseguinte, isso resulta em uma variedade de abordagens por parte dos bancos e instituições financeiras.

Dentre as opções disponíveis, as carteiras digitais têm se destacado ao oferecerem transações que direcionam o valor para o cartão de crédito, assumindo o risco do processo, conforme destacado por Wellington Silva, gerente de produtos da C&M Software.

No cenário atual, o Banco do Brasil está estudando a viabilidade dessa integração, mas sem uma previsão clara de lançamento.

Enquanto isso, a alternativa oferecida pelo Banco do Brasil é o BB Parcela PIX. Essa opção permite aos clientes parcelarem o valor da transferência por meio de empréstimo pessoal.

O Itaú Unibanco também se destaca ao disponibilizar a opção de parcelamento do PIX com cartão de crédito em compras realizadas em estabelecimentos parceiros.

Contudo, vale ressaltar que essa funcionalidade está atualmente limitada a transações online realizadas nos sites de varejistas, com um parcelamento possível em até 48 vezes. A universalização desse recurso ainda não foi alcançada.

O PagBank encontra-se em fase de testes para a implementação do PIX com cartão de crédito. Assim sendo, neste momento, o recurso está disponível apenas para uma base restrita de clientes.

O objetivo é expandir essa opção para todos os detentores do cartão de crédito da instituição.

Por outro lado, instituições como o Banco Santander e a Caixa Econômica Federal ainda não oferecem essa modalidade de integração.

O Banco BV desabilitou a função por tempo indeterminado. O Bradesco ainda não se pronunciou sobre sua posição em relação ao PIX com cartão de crédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.