Você bebe pouca água? Veja os riscos disso

Se você bebe pouca água, pode não notar os efeitos desse comportamento agora, mas, na realidade, poderá se deparar com uma série de consequências com o passar do tempo. Por isso, neste texto nós reunimos algumas considerações que você deve levar em conta sobre esse assunto, a fim de manter a hidratação e impedir comportamentos que possam colocar a sua saúde em risco. Acompanhe.

Você bebe pouca água? Conheça os riscos desse comportamento

Apesar de muitas pessoas afirmarem que bebem pouca água por, simplesmente, “não ter sede”, a verdade é que esse comportamento pode causar danos séries à saúde.

Primeiramente, devemos ter em mente que a sede aparece quando o processo de desidratação já começou. Portanto, devemos beber água, aos poucos e ao longo do dia, quando essa sensação ainda não apareceu. E quando ela aparece, o consumo de água é muito importante.

Caso contrário, podemos nos deparar com consequências como:

1. Função renal comprometida

A função renal pode ficar comprometida quando não bebemos água o suficiente. Isso porque os rins precisam dessa água para filtrar as toxinas presentes no organismo e “expulsá-las” em forma de urina depois. Se não houver água o suficiente, essa função pode ser abalada negativamente, causando problemas renais e o aparecimento dos temidos cálculos, por exemplo.

2. Problemas digestivos e constipação

Os problemas digestivos e de constipação também são muito recorrentes quando se bebe pouca água. Afinal, o líquido tem a função de auxiliar no processo digestivo e na formação do bolo fecal. Isso quer dizer que a falta de água pode causar o ressecamento das fezes, por exemplo, resultando em prisão de ventre e mal-estares envolvidos com essa condição de saúde.

3. Problemas de pele

A nossa pele precisa de água para se manter hidratada, macia e protegida contra o ressecamento e alguns tipos de irritações. Afinal, nem só de cosmético vive uma pele saudável, não é mesmo?

Portanto, se você bebe pouca água, pode começar a observar uma pele muito mais ressecada e com aspecto irritado, podendo sofrer com coceira e descamação em algumas situações. Fique atento a esses sinais, ok?

4. Aumento da sensação de fadiga e cansaço

A desidratação pode causar um aumento na sensação de fadiga e de cansaço ao longo do dia. É muito comum a pessoa se sentir exausta, sem energia e até mesmo com algum mal-estar. Sendo assim, se você tem se sentido muito fatigado, mesmo quando dorme bem, pode ser que a quantidade de água ingerida não tenha sido suficiente. Vale a pena refletir sobre isso.

5. Problemas na regulação da temperatura corporal

Por fim, não podemos nos esquecer de que a água também ajuda o nosso corpo a regular a sua temperatura. Por isso, nos dias mais quentes nós suamos: a fim de que o calor excessivo não prejudique a nossa saúde.

Porém, se a quantidade de água é escassa no corpo, o suor pode ser reduzido e o controle da temperatura corporal afetado. Por isso, se você bebe pouca água, lembre-se desse risco, afinal, elevar a temperatura do corpo demasiadamente pode fazer mal à saúde.

Cuide-se e hidrate-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.