Vírus: Conheça sua anatomia e estrutura

Os cientistas há muito procuram descobrir a estrutura e a função dos vírus. A saber, são únicos no sentido de que foram classificados como vivos e não vivos em vários pontos da história da biologia.

Os vírus não são células, mas partículas infecciosas não vivas. Eles têm capacidade de causar uma série de doenças, incluindo câncer, em vários tipos diferentes de organismos.

Os patógenos virais não infectam apenas humanos e animais , mas também plantas , bactérias, protistas e arqueanos.

Essas partículas extremamente pequenas são cerca de 1.000 vezes menores que as bactérias e podem ser encontradas em quase todos os ambientes.

Os vírus não podem existir independentemente de outros organismos, pois devem assumir o controle de uma célula viva para se reproduzir.

Conheça mais informações!

Estrutura e anatomia do vírus

Uma partícula de vírus, também conhecida como vírion, é essencialmente ácido nucléico (DNA ou RNA) encerrado dentro de uma casca ou revestimento de proteína.

Os vírus são extremamente pequenos, com aproximadamente 20 a 400 nanômetros de diâmetro.

O maior vírus, conhecido como Mimi vírus, pode medir até 500 nanômetros de diâmetro. Em comparação, um glóbulo vermelho humano tem cerca de 6.000 a 8.000 nanômetros de diâmetro.

Além de tamanhos variados, os vírus também possuem uma variedade de formas. Semelhante às bactérias, alguns têm formas esféricas ou em bastonete.

Outros são icosaédricos (poliedros com 20 faces) ou de formato helicoidal. A forma viral é determinada pelo revestimento de proteína que envolve e protege o genoma viral.

Material Genético Viral

Os vírus podem ter DNA de fita dupla, RNA de fita dupla, DNA de fita simples ou RNA de fita simples. O tipo de material genético encontrado em um determinado vírus depende da natureza e da função do vírus específico.

O material genético não é normalmente exposto, mas coberto por uma capa proteica conhecida como capsídeo.

O genoma viral pode consistir em um número muito pequeno de genes ou até centenas de genes, dependendo do tipo de vírus.

Observe que o genoma é normalmente organizado como uma longa molécula que geralmente é reta ou circular.

Capsídeo viral

A capa proteica que envolve o material genético viral é conhecida como capsídeo. Um capsídeo é composto de subunidades de proteínas chamadas capsômeros.

As cápsides podem ter várias formas: poliédricas, bastonetes ou complexas. As cápsides funcionam para proteger o material genético viral de danos.

Além da capa proteica, alguns vírus possuem estruturas especializadas. Por exemplo, o da gripe tem um envelope semelhante a uma membrana em torno de seu capsídeo.

Esses vírus são conhecidos como envelopados. O envelope possui células hospedeiras e componentes virais e auxilia a infectar seu hospedeiro. As adições à cápside também são encontradas em bacteriófagos.

Por exemplo, os bacteriófagos podem ter uma “cauda” de proteína ligada ao capsídeo que é usado para infectar bactérias hospedeiras.

E então, gostou de saber mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Bactérias: 4 fatos importantes que você precisa saber

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.