Bactérias: 4 fatos importantes que você precisa saber

As bactérias consistem nas formas de vida mais numerosas do planeta. Elas surgem em várias formas e tamanhos e prosperam em alguns dos ambientes mais inóspitos. Enfim, vivem em seu corpo, em sua pele e em objetos que você usa todos os dias. Portanto, estão por toda a parte.

Abaixo você conhece quatro curiosidades sobre as bactérias. Tais informações podem te dar bastante bagagem para questões de biologia futuramente!

Há bactérias que fazem chuva

Os pesquisadores descobriram que as bactérias na atmosfera podem desempenhar um papel na produção de chuva e outras formas de precipitação. A saber, esse processo começa quando as bactérias das plantas vão para a atmosfera pelo vento.

À medida que sobem mais alto, o gelo se forma ao redor deles e eles começam a crescer. Assim que as bactérias congeladas atingem um certo limite, o gelo começa a derreter e retorna ao solo como chuva.

Bactérias da espécie Psuedomonas syringae se encontram até no centro de grandes pedras de granizo. Elas produzem uma proteína especial em suas membranas celulares que lhes permite se ligar à água de uma maneira única, ajudando assim a promover a formação de cristais de gelo.

Algumas combatem a acne

Os pesquisadores descobriram que algumas cepas de bactérias podem realmente ajudar a prevenir espinhas e cravos.

A saber, a bactéria que causa a acne, Propionibacterium acnes, mora nos poros da pele. Quando elas induzem uma resposta imunológica, a área incha e produz o que conhecemos por espinha. Algumas cepas, entretanto, têm menor probabilidade de causar o problema. Desse modo, podem ser a razão pela qual as pessoas com pele saudável raramente apresentam acne.

bactérias fatosHá bactérias que armazenam dados

Você pode imaginar ser capaz de armazenar dados e informações confidenciais em bactérias?

Esses organismos microscópicos são mais comumente conhecidos por causar doenças, entretanto, os cientistas conseguiram fazer a engenharia genética de bactérias que podem armazenar dados criptografados. Os dados se armazenam no DNA bacteriano.

Isto é, informações como texto, imagens, música e até mesmo vídeo podem ser compactadas, assim como distribuídas entre diferentes células bacterianas.

Ao mapear o DNA bacteriano, os cientistas podem localizar e recuperar facilmente as informações. Um grama de bactéria tem potencial para armazenar a mesma quantidade de dados que 450 discos rígidos com 2.000 gigabytes de espaço de armazenamento cada.

Elas podem identificar você

Pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder mostraram que as bactérias encontradas na pele podem servir para identificar indivíduos. As bactérias que residem em suas mãos são exclusivas para você.

Quando tocamos em algo, deixamos para trás bactérias da pele no objeto. Por meio da análise de DNA bacteriano, os micro-organismos específicos nas superfícies se comparam às mãos da pessoa de onde vieram.

Como são únicas e permanecem inalteradas por várias semanas, elas podem ter utilidade como um tipo de impressão digital.

E então, gostou de conhecer essas curiosidades?

Não deixe de ler também – A 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências 2021 tem início nesta sexta-feira (22)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.